FAG Toledo é parceira em projeto de recuperação na bacia do Rio Marreco

A FAG Toledo acaba de firmar parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Toledo no desenvolvimento do projeto "Rio com Vida", um plano de ação conjunta para a recuperação da parte alta da microbacia do Rio Marreco, que abrange as sangas Panambi, Jacutinga, Piahu e Cerro Corá. Essa iniciativa é organizada e implementada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Ministério Público do Paraná.
Com a parceria, a FAG Toledo assume o compromisso de colaborar em ações de monitoramento participativo da bacia e em eventos de conscientização, como a Semana da Água, o Junho Verde e o debate sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, a Lei de Crimes Ambientais e a Lei dos Recursos Hídricos, que regula o uso da água, além de incentivar pesquisas sobre o tema. "Temos um compromisso com temas que envolvam a consciência cidadã dos nossos alunos. Tivemos bons resultados de engajamento em outros projetos, como o Junho Verde, e o convite para participar deste projeto é mais uma oportunidade de chamar nossos acadêmicos à responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente", afirma o coordenador pedagógico da FAG Toledo, Ney Arboleya.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Alves Fogaça, destaca que o projeto tem foco na mobilização comunitária e na educação ambiental nas áreas próximas aos cursos d’água. "Com o cronograma de ações definido, agora passamos a contar com a participação direta dos moradores. Em breve, começaremos as ações de conscientização e educação ambiental nas proximidades do Marreco e de seus afluentes, e a população será convidada a participar dessas atividades", adianta.
A força-tarefa também reúne o Instituto Água e Terra (IAT), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Núcleo ODS/Toledo e os colégios Presidente Castelo Branco (Premen), Novo Horizonte e Francisco Galdino de Lima, além de outras instituições de ensino superior.















Procura-se: cachorrinha que atende pelo nome de Menina, desaparecida na região do Jardim Concórdia, próximo ao Santuário São Pelegrino