Sentados em círculo ao redor do canteiro onde seria plantada uma quaresmeira, segurando balões brancos e um cartaz com a fotografia do colega Pedro Henrique Rauber Gonçalves, estudantes do 5º ano “D” da Escola Municipal Waldyr Luiz Becker viveram, na tarde desta quinta-feira (25), um momento de despedida, carinho e esperança. A homenagem ao aluno, que faleceu em 27 de abril, aos 10 anos de idade, integrou a programação do “Junho Verde” em Toledo e transformou uma ação de educação ambiental em um gesto coletivo de preservação da memória.
O plantio da árvore foi um pedido dos próprios colegas de Pedro e ocorreu na semana em que ele completaria 11 anos. Inicialmente prevista para a segunda-feira (22), data de seu aniversário, a atividade precisou ser adiada em razão da chuva e das baixas temperaturas. Participaram da homenagem familiares, amigos e os padrinhos do estudante, além de professores, servidores e alunos da escola.
A mãe de Pedro, que integra a equipe da Waldyr Luiz Becker, emocionou-se ao agradecer o acolhimento recebido da comunidade escolar desde a perda do filho. Aluno da escola desde a educação infantil, Pedro era conhecido pelo sorriso fácil e pela tranquilidade no convívio com colegas e professores.
Desde sua partida, a comunidade escolar contou com o acompanhamento de uma psicóloga da Secretaria Municipal da Educação (Smed), que orientou professores, estudantes e famílias sobre como lidar com o processo de luto. Durante a cerimônia, a equipe pedagógica conduziu uma reflexão sobre a importância de acolher a saudade, preservar as boas lembranças e compreender a quaresmeira como símbolo de renovação, esperança e continuidade.
Biopark Educação: Garanta a transferência para 2026
Matrículas abertas até 03/08, aprendizado personalizado.
Biopark Educação
Shopping 1,99: Roupas típicas a partir de R$ 70 para festas
Encontre tudo para seu arraiá em um só lugar: roupas, decoração, acess...
Shopping 1,99
Central Pizza: Pizza gigante de 60cm para até 9 pessoas
Por R$159 ou R$150 na retirada. Peça já e garanta praticidade e econom...
Central Pizza
Humana Saúde Sul inaugura hospital referência em Toledo
Pronto-Socorro 24h adulto e infantil. Atendimento com excelência e aco...
Humana Saúde Sul
Alfa Agência Local: mídia indoor estratégica em Toledo
Alcance o público certo com TVs em locais de grande circulação. Gestão...
Alfa Agência Local
Precisa de visibilidade na sua campanha eleitoral?
A Placa Mídia te ajuda! Comunicação visual com qualidade e agilidade
Placa MídiaApós o plantio, estudantes, familiares e educadores deram as mãos para rezar o Pai-Nosso, encerrando a homenagem com uma salva de palmas. “Pensamos em fazer essa ação também relacionada ao Junho Verde e para que essas memórias do Pedro permaneçam vivas em nossos corações. Tenho certeza de que esse momento jamais será esquecido”, comenta a diretora da escola, Alexandra Andrade Silva Ramirez.
A espécie escolhida para a homenagem foi a quaresmeira, árvore de porte médio que floresce durante o período da Quaresma e que, segundo a mensagem compartilhada durante a cerimônia, representa renovação, esperança e a continuidade da vida. A expectativa é que, ao longo dos anos, seu crescimento mantenha viva a lembrança de Pedro entre aqueles que conviveram com ele e também entre as futuras gerações de estudantes da escola.
Eixão do Desenvolvimento: Conexão Biopark-Toledo
Nova via revoluciona mobilidade e potencializa o crescimento do Biopark
Lotérica Panorama: aposte online com confiança e tradição
Faça sua aposta rápida e segura nos maiores bolões da região. Loja on-line ofici...
Bless Clínica Veterinária: atendimento 24h com especialista
Emergências atendidas a qualquer hora. Consulta com mesmo valor do dia.
Serallê Calçados: tênis e botas a partir de R$79,90
Parcelamento em até 10x sem juros nas melhores marcas. Confira os modelos no Wha...
Mais
Se o primeiro momento foi marcado pela emoção, o segundo mobilizou os estudantes em torno da preservação ambiental. Alunos do 3º ano participaram da pintura de um bueiro localizado no entorno da escola, atividade que integra tanto a programação do Junho Verde quanto a do projeto "Rio Com Vida", voltado à preservação da microbacia do Rio Marreco.
A ação busca conscientizar moradores e estudantes de que os bueiros mantêm ligação direta com os cursos d'água e, por isso, não devem receber lixo ou resíduos que possam provocar entupimentos, alagamentos e impactos ambientais. Os desenhos utilizados na pintura foram produzidos pelos integrantes do Circo da Magia, projeto desenvolvido na própria escola, e envolveram turmas do 3º ano dos períodos matutino e vespertino.
A coordenadora pedagógica da disciplina de Geografia da Smed e integrante do Grupo de Gestores Municipais de Educação Ambiental (GMEA) do programa Linha Ecológica, da Itaipu Binacional, Jaqueline Cristine Previatti Mioranza, destaca que as atividades desenvolvidas durante o Junho Verde buscam incentivar atitudes permanentes de cuidado com o meio ambiente. “Ações focadas na sustentabilidade não podem ficar restritas ao mês de junho. Devemos sempre incentivar as crianças a participar de atividades que as marquem, que as façam lembrar da importância de preservar o ano todo”, ressalta.