FAG Toledo: Turma de Pedagogia lança projeto de conscientização sobre o uso de telas


Foto: FAG
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

As acadêmicas do 2º período do curso de Pedagogia lançaram o projeto de extensão "Menos tela, mais saúde", durante o evento Rockato, realizado no último sábado (08), na Praça da Cultura. A ideia surgiu durante uma aula do professor Leandro Crestani. A turma foi desafiada a realizar uma atividade de conscientização sobre o excesso de telas entre as crianças, na disciplina de PROEX Educação e Tecnologia. Além da criação de uma logomarca para as redes sociais, as alunas também estão organizando uma campanha offline, com reportagem de rádio, material impresso e panfletagem voltada aos pais, alertando sobre os riscos do uso excessivo das telas para o desenvolvimento cognitivo infantil.

"É um projeto proposto dentro da disciplina de PROEX, que desafia os acadêmicos a trazer essa problemática à tona, conscientizando, por meio das mídias tradicionais e offline, os pais de crianças expostas a horas de telas diariamente. É necessário trazer essa temática para o campo da educação de forma urgente, promovendo a conscientização sobre o uso responsável dos aparelhos e tecnologias, bem como o controle para evitar exageros que possam comprometer o desenvolvimento das crianças", explica o professor Leandro Crestani.

No material de divulgação preparado pelas alunas, são apresentados dados sobre transtornos posturais, problemas visuais, perda auditiva causada pelo uso de fones de ouvido, isolamento social, baixa autoestima e redução da atenção e da concentração, especialmente entre crianças em idade escolar. Fatores que impactam o aprendizado e o desempenho dos alunos. O conteúdo também aborda comportamentos compulsivos e dependência digital, estimulados por jogos e redes sociais que utilizam mecanismos de recompensa cerebral baseados na dopamina, os quais geram sensação de prazer imediato e vício, citando pesquisa da pediatra Maria Souza. "O cérebro infantil precisa de movimento, toque e interação real e isso a tela não oferece. Os primeiros mil dias de vida são fundamentais para o desenvolvimento cerebral e emocional da criança, já que, nesse período, a presença dos pais é insubstituível. São eles que fortalecem o vínculo afetivo e promovem a segurança emocional. Dessa forma, crianças que passam longos períodos em frente à tela têm mais dificuldade em lidar com frustrações e desenvolver autonomia emocional", alerta.

O evento também contou com a participação de estudantes, professores e colaboradores da FAG Toledo. Na oportunidade, as alunas panfletaram e conversaram com o público presente.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim