Uma miscelânea cultural tomou conta da Praça da Criança no Jardim Gisela, em Toledo, na tarde do último domingo (16), com as intervenções do Festival de Cultura Afro Brasileira, realizado pela Embaixada Solidária, através da programação da Semana do Migrante. Brasileiros, cubanos, haitianos de demais povos, entre adultos e crianças, dançaram, cantaram, e interagiram com as diversas apresentações. O Circo da Alegria também esteve presente abrilhantando o domingo, com acrobacias e interações do Circo Escola, projeto ativo há mais de 30 anos em Toledo.

As atividades tiveram início às 15h00 com a oficina cultural de Jongo, uma dança brasileira de origem africana, praticada ao som de tambores, como caxambu. Surgida em territórios rurais, permeia a cultura popular, com toques de tambor, passos de dança e cantos, que guardam na oralidade, parte da história popular brasileira. Foi conduzida pelo mestre de capoeira Henrique Laurentino e acompanhada por diversos participantes brasileiros e migrantes.
Pensou em consórcio? Fale com Edemir Baierle do Consórcio Araucária
Conquiste seu carro com atendimento próximo e transparente. Transforme...
Consórcio Araucária
Shopping Viverde: presentes para o Dia dos Namorados
Cestas e buquês permanentes que encantam e eternizam momentos especiai...
Shopping Viverde
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Massa FM Toledo
Mãos Amigas - Cuidadores de idosos com atendimento domiciliar
Equipe qualificada e cuidados personalizados para idosos e pessoas esp...
Mãos Amigas - Cuidadores de idosos
Casa Cor Tintas: conforto e qualidade para seu ambiente
Valorize seu espaço com preparação e produtos certos. Fale com um aten...
Casa Cor Tintas
AF Turismo leva você ao Grenal com tudo incluso
Pacote com transporte, hotel, café da manhã e ingresso. Parcelamento s...
AF TurismoEm seguida o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula fez uma bela apresentação com variações de danças que representam à cultura tradicional gaúcha. O grupo recebeu das mãos de crianças migrantes uma bandeira do Rio Grande do Sul reproduzida em cerâmica. A homenagem foi realizada em lembrança a tragédia que o povo gaúcho enfrenta depois das cheias e também em agradecimento pelo fato de que o estado é um dos que mais recebe e acolhe migrantes vindos vários países do mundo.

O Forró Fiado fez uma apresentação de forró pé de serra, ritmo genuinamente brasileiro, nascido no Nordeste do país, e considerado patrimônio imaterial cultural brasileiro pelo IPHAN em 2021. Em seguida o grupo de Estilosos do Pagode encerrou o Festival da Cultura Afro Brasileira com muita alegria e samba no pé!
Incentivo
A Semana do Migrante está em sua segunda edição e tem apoio da Secretaria de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. O evento, que homenageia o Dia do Refugiado - 20/06 - e o Dia Nacional do Migrante - 25/06, segue a sua programação que é aberta ao público e gratuita. A programação completa está disponível nas redes sociais da entidade.