Festival Internacional de Teatro do Paraná confirma apresentações em Toledo

Fonte: Toledo News
Festival Internacional de Teatro do Paraná confirma apresentações em Toledo
📷 Foto: Divulgação - Jaqueline Vieira

Ocorre de 08 a 12 de outubro nas cidades de Cascavel e Toledo a quarta edição do Festival Internacional de Teatro do Paraná (FESTIN), que reúne apresentações teatrais gratuitas realizadas em espaços públicos.

A edição de 2021 foi realizada de forma remota em virtude da pandemia de Covid-19 e para o ano de 2022 o festival retoma o contato direto com o público em apresentações voltadas para toda a família.

O evento reúne apresentações teatrais inéditas de companhias nacionais e internacionais, trazendo para os espectadores a magia do teatro de forma acessível a todos.

Para escolha das peças foi realizada uma curadoria especial formada por Herica Veryano, doutoranda em educação da Universidade de São Paulo (USP), mestra em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR-FAP), e pedagoga pela UFPR; Emidio Sanderson, produtor cultural com especialização em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Bruna Bayley, licenciada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e especialista em Gestão e Produção Cultural; e Cynthya Borges, licenciada em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná e uma das diretoras do Festin.

Em Toledo, a abertura fica por conta do espetáculo inédito ???El Truco de Olej???, da Kompanía Romanelli, do Uruguai, no dia 08 de outubro, às 19h30, no Teatro Municipal, localizado na Rua Santos Dumont, Nº 2.626, na Vila Industrial. 

Confira a programação completa com as sinopses e horários para Toledo.

 Data: 08/10/2022 e 09/10/2022

Horário: 19h30

Local: no Teatro Municipal (Rua Santos Dumont, Nº 2.626 ??? Vila Industrial)

Espetáculo: ???El Truco de Olej??? ??? Kompanía Romarelli

Sinopse: ???El truco de Olej??? é uma história simples, de um menino que trabalha como varredor de um circo, mas quer ser um mago e apresentar seu truque diante do público, fazendo isso através de simpáticas interrupções e episódios graciosos durante todo o espetáculo. Esta é a maneira de apresentar números de circo interpretados por bonecos, fazendo o público transitar por um clima de magia e experiências que lhe permitirá viajar a este mundo do teatro negro vivencial.

 

Data:0 8/10/2022

Horário: 16h00

Local: Distrito de São Luiz do Oeste

Espetáculo: A Fábula do Dejavú Infinito ??? Cult ProArt

Apresentação com LIBRAS

 

Data: 09/10/2022

Horário: 16h00

Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth (Rua Largo Chico Mendes ??? Jardim la Salle)

Espetáculo: ???A Fábula do Dejavú Infinito??? ??? Cult ProArt

Sinopse: "A Fábula do Dejavú Infinito" é um espetáculo de magia, malabares, equilíbrio e contorção, em uma deliciosa trama de uma bruxa que em suas poções encontramos uma história misteriosa, com pequenas pitadas de desastres, gotas de distração e um caldeirão de risos.

 

Data: 10/10/2022

Horário: 10h00

Local: Praça Willy Barth (Rua Largo São Vicente de Paulo ??? Centro)

Espetáculo: ???Que pulga picó a Pulga???? ??? Cia La Feliz Comitiva???

Sinopse: Pulga é um simpático cachorrinho marionete que, na mão de seu dono e treinador, tratam de fazer rir e desfrutar o público demonstrando as habilidades das quais são capazes. As coisas se complicam quando aparece uma pulga em um descuido sobe em uma das orelhas de Pulga, fazendo-o se coçar, o que o impede de realizar com tranquilidade os números que tinham preparado. Perante a urgência de terminar o espetáculo sem problemas, o clown, que é o dono de Pulga, o cachorro marionete, deverá colocar em prática um plano para espantar a pequena pulga da orelha de Pulga.

 

Data: 10/10/2022

Horário: 12h00

Local: Terminal da Vila Pioneiro

Espetáculo: ???Sem Fonia Musical??? - Yepocá

Sinopse: Imagine a confusão que um palhaço apronta! Imagine então a confusão que três palhaços, que se acham músicos, podem aprontar! O que acontece então? Muita confusão e diversão até eles executarem uma notinha musical que seja! Três Palhaços, cada um com seu instrumento (flauta, violão e pandeiro), criam uma harmonia e fazem nascer uma trilha sonora divertida com a participação do público como 4º músico desta paspalhada convidativa a todas as idades.

 

Data: 10/10/2022

Horário: 15h00

Local: Picadeiro ??? Circo da Alegria (Rua Félix da Cunha, 589-661 ??? Jardim Europa)

Espetáculo: ???O Mago das Mega Bolhas??? ??? MB Produções Artísticas

Sinopse: O espetáculo é um convite à fantasia, à conexão entre artista e plateia e à experimentação de novas sensações e sentimentos no universo encantador das bolhas de sabão. No show, o Mago Doriswoldo, aventura-se em inúmeras possibilidades de criar cenários com bolhas de sabão, das pequeninas e singelas, às gigantescas e robustas bolhas, que invadem as salas dos teatros Brasil afora.

Data: 10/10/2022

Horário: 19h30

Local: Teatro Municipal (Rua Santos Dumont, Nº 2.626 ??? Vila Industrial)

Espetáculo: ???Tchu Tchu Tchu??? ??? Cia ParaladosAnjos

Sinopse: Uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que estão na praia na maior descontração, quando são surpreendidos por um terrível, e solitário, Tchubarão.

Para demonstrar sua força e coragem, o Tchubarão realiza impressionantes acrobacias em uma ancora-trapézio e na maioria das vezes acaba conquistando o coração das Tchu-tchuzetes, que em um piscar de olhos, se encontram amarradas prontas para virar Tchurrasquinho! Na situação de ameaça, os dois casais fazem de tudo para se salvar, encontrando segurança em enormes tecidos aéro-acrobáticos, que se misturam ao incrível cenário dando ilusão de grandes ondas do mar. Até que o perigo passe, permanecem nos ares (e nos mares) recheando a trama com uma linda história de amor e aventura.

 

Data: 11/10/2022

Horário: 09h00

Local: CEU das Artes (Rua Ledi Fischer Maas, Nº  1.735 ??? Jardim Europa)

Espetáculo: ???Encontro de Gigantes??? ??? Núcleo Ás de Paus

Sinopse: Duas figuras excêntricas e divertidas aguardam com curiosidade a realização do tão esperado ???Encontro de Gigantes??? na companhia do público. Enquanto nada acontece, questionamentos mirabolantes são levantados: Mas, o que seria esse tal de Encontro? Os gigantes, aqueles que conhecemos de histórias, realmente existem? E afinal, como podemos saber que uma coisa realmente existe? Cansada da espera, a dupla decide ir embora, quando de repente, é surpreendida por uma figura fantástica. Nesse encontro, todos somos convidados a conhecer a história de um elemento que atravessa épocas, permeando diversas culturas e transformando a dimensão do humano: como em um passe de mágica, todos podemos ser gigantes!


Data: 11/10/2022

Horário: 10h00

Local: Picadeiro ??? Circo da Alegria (Rua Félix da Cunha, 589-661 ??? Jardim Europa)

Espetáculo: ???O Mago das Mega Bolhas??? ??? MB Produções Artísticas

Apresentação com LIBRAS


Data: 11/10/2022

Horário: 14h00

Local: CEU das Artes (Rua Ledi Fischer Maas, Nº  1.735 ??? Jardim Europa)

Espetáculo: ???Encontro de Gigantes??? ??? Núcleo Ás de Paus

 

 Data: 11/10/2022

Horário: 19h30

Local: Teatro Municipal (Rua Santos Dumont, Nº 2.626 ??? Vila Industrial)

Espetáculo: ???Tchu Tchu Tchu??? ??? Cia ParaladosAnjos

 

 Data: 12/10/2022

Horário: 11h00

Local: Lago Municipal (Rua Dom Pedro II, 724-914 ??? Centro)

Espetáculo: ???O Papel Roxo da Maçã??? - Yepocá

Sinopse: Esta é a história de Rosa, uma menina de cinco anos, muito esperta, divertida e curiosa, que um dia descobre que pode ouvir vozes e sons de um papel roxo, aqueles de embrulhar maçãs e dos livros da sua casa. Ela descobre, maravilhada, que as palavras são encantadas. A história é contada de forma divertida, com música e outros elementos lúdicos que enriquecem a encenação e encantam crianças e adultos.


Data: 12/10/2022

Horário: 15h00

Local: Lago Municipal (Rua Dom Pedro II, 724-914 ??? Centro)

Espetáculo: ???Piragui??? ??? Cia de Teatro La Trapera

Sinopse: Inspirado na obra da autora Pindamonhangabense Lena Luiz, PIRAGUI conta a história de duas irmãs ribeirinhas que, em meio à fome causada pela escassez de peixes, decidem ir até a beira do rio tentar a todo custo voltar com alimento. Em um ato de desespero, elas fazem um acordo com PIRAGUI, a dona dos peixes, mas, depois de saciada a fome, não cumprem com o combinado. Logo, as irmãs serão surpreendidas, pois PIRAGUI retornará para cobrar sua parte do acordo.


Data: 12/10/2022

Horário: 17h00

Local: Lago Municipal (Rua Dom Pedro II, 724-914 ??? Centro)

Espetáculo: ???A Obra??? ??? Cia Naniko???s Circus

Sinopse: ???A Obra??? é um espetáculo de variedades circenses que tem como pano de fundo um canteiro de obras. Nele, três artistas circenses transformam situações cotidianas de uma construção civil em números de acrobacia de solo, acrobacias aéreas, equilíbrios, mímica, música, mágica e palhaçaria. Objetos como andaimes, carretéis, sacos de areia, serrote, carrinho de mão e escada são utilizados de forma inusitada por esses artistas em cenas de comédia, romantismo e destreza.

Com informações da Assessoria.

Últimas Notícias

Colisão no Centro de Toledo deixa duas motoristas feridas
Policial

Colisão no Centro de Toledo deixa duas motoristas feridas

Há 9h
Homem é preso após ameaçar mulher e incendiar casa; outro foge após tentar invadir residência
Policial

Homem é preso após ameaçar mulher e incendiar casa; outro foge após tentar invadir residência

Há 10h
Jovens do Interact realizam campanha do lixo eletrônico
Cotidiano

Jovens do Interact realizam campanha do lixo eletrônico

Há 10h
Abordagem da PM resulta na apreensão de eletrônicos, bebidas e cigarros eletrônicos em Toledo
Policial

Abordagem da PM resulta na apreensão de eletrônicos, bebidas e cigarros eletrônicos em Toledo

Há 10h
Mulher descobre que casa foi usada em golpe de aluguel falso em Toledo
Policial

Mulher descobre que casa foi usada em golpe de aluguel falso em Toledo

Há 10h
Confronto com a PM em Icaraíma termina com suspeito morto e duas mulheres detidas
Policial

Confronto com a PM em Icaraíma termina com suspeito morto e duas mulheres detidas

Há 13h
Lancha explode em rio do Paraná e deixa cinco pessoas feridas
Policial

Lancha explode em rio do Paraná e deixa cinco pessoas feridas

Há 15h
Motociclista morre após perder controle da direção e colidir contra guard-rail na BR-277, em Medianeira
Policial

Motociclista morre após perder controle da direção e colidir contra guard-rail na BR-277, em Medianeira

Há 15h
Mulheres fogem da PRF, jogam droga pela janela e capotam carro na BR-277
Policial

Mulheres fogem da PRF, jogam droga pela janela e capotam carro na BR-277

Há 15h
Ex-companheiro é preso após agredir e ameaçar mulher na madrugada em Toledo
Policial

Ex-companheiro é preso após agredir e ameaçar mulher na madrugada em Toledo

Há 15h
Motociclista e passageiro ficam feridos em colisão na BR-277, em Céu Azul
Policial

Motociclista e passageiro ficam feridos em colisão na BR-277, em Céu Azul

Há 15h
Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses
Cotidiano

Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses

Há 23h
Ver mais notícias