Fiscalização conjunta resulta em adoção responsável de pitbulls soltos após ataque no Jardim Panorama

Na segunda-feira, 26 de agosto, às 14h35, a equipe K9 da Guarda Municipal (GM) de Toledo se reuniu com a Equipe de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente e a equipe de fiscalização animal da Polícia Civil na 20ª Subdivisão Policial (20ª SDP). O objetivo da operação era realizar uma fiscalização no Jardim Panorama, em resposta a uma ocorrência registrada na última sexta-feira e sábado (23 e 24), que envolveu um ataque de animais a uma criança na mesma região.
A denúncia indicava que três pitbulls estavam soltos nas vias públicas e haviam avançado sobre os moradores. Os cães eram supostamente de um indivíduo em situação de rua que moravam em uma área de mata próxima. Ao chegar ao local, as equipes realizaram diligências na área de mata, mas não encontraram os animais nem o possível responsável.
Devido à grande quantidade de lixo acumulado na área, foi necessário acionar o serviço de meio ambiente para a limpeza do local. Com o intuito de localizar os pitbulls, a equipe K9 iniciou uma busca na vizinhança e conversou com os moradores, logrando êxito em localizar os cães. Todos os três pitbulls foram encontrados na casa de uma senhora que reside nas proximidades da Rua Willy Tesch.
A senhora demonstrou interesse em assumir a tutela dos animais e, após as devidas verificações, um termo de responsabilidade foi lavrado pelo veterinário, documentando a transferência da tutela dos três pitbulls para ela. A responsável foi orientada sobre as obrigações relacionadas aos animais, incluindo a castração e a necessidade de garantir que os cães não permaneçam soltos nas vias públicas. Foi também esclarecido o processo correto para passear com os animais na rua.
Além dos três pitbulls, foram identificados quatro cães no local: um filhote macho de porte pequeno chamado Max, um pitbull marrom e branco sem identificação, uma fêmea pitbull branca chamada Kiara e uma fêmea pitbull marrom e branca chamada Maya. A cachorra Maya já estava castrada e possuía microchip de identificação. Os outros três animais não eram castrados, não tinham carteira de vacinação e nem microchip.
A senhora responsável pelos cães foi devidamente informada sobre a necessidade de castração e sobre como solicitar este procedimento junto ao município. Ela também tomou ciência do incidente envolvendo a criança e assumiu o compromisso de seguir todas as orientações fornecidas. A equipe de proteção animal formalizou a adoção e responsabilidade dos animais e assegurou que todos os procedimentos fossem seguidos corretamente.




















Procura-se: carteira com documentos em nome Lúcio Gouveia de Oliveira