Governadores vão cobrar de Lula a compensação por perdas com ICMS

Fonte: EBC
Governadores vão cobrar de Lula a compensação por perdas com ICMS
📷 Foto: EBC
n n

Os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal terão uma nova reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (27), no Palácio do Planalto. No início do mês, eles vieram em peso a Brasília, mas para prestar solidariedade e condenar os atos golpistas que destruíram os prédios dos Três Poderes. Agora, o encontro é de trabalho e havia sido solicitado pelo próprio presidente da República, como forma de relançar o pacto federativo no novo mandato. 

nn

Na tarde desta quinta-feira (26), em evento preparatório, o Fórum de Governadores se reuniu em um hotel da capital federal para definir as demandas que levarão ao governo federal. O principal assunto deve ser a perda de arrecadação com a redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um tributo estadual, sobre combustíveis e outros serviços essenciais.

nn

"Estamos destacando um tema urgente, que diz respeito à recomposição da receita dos estados, em decorrência da perda brutal, originada da mudança na legislação, consignada na Lei Complementar 192 e na Lei Complementar 194. Legislações essas que foram aprovada no ano passado, sem nenhum debate com os estados e que ocasionou e vem ocasionando uma queda brutal na receita dos nossos estados", disse a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ao final da reunião.

nn

A Lei Complementar 194 determina a aplicação de alíquotas de ICMS pelo piso (17% ou 18%) para produtos e serviços essenciais quando incidir sobre bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Já a Lei Complementar 192 unificiou a forma de apuração do ICMS, espcificamente sobre combustíveis, que passou a ser por unidade de medida, em vez de um percentual sobre o preço médio do produto vendido nos postos.

nn

Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, somente em 2022, após a entrada em vigor das legislações, as perdas de arrecadação nos cofres dos estados ultrapassaram R$ 33 bilhões. Ele afirmou que o Fórum de Governadores vai pedir que o governo federal regulamente um dispositivo da Lei Complementar 194 que estabelece compensação, por parte da União, quando a perda de receita de um estado exceda 5% em relação à arrecadação de 2021. 

nn

"O caminho é regulamentar a lei, que diz que se passar de 5% de perda de receita, a União tem que compensar os estados. Não teve a recomposição de receita no ano passado, e é preciso que haja recomposição", observou.

nn

A pedido do próprio presidente da República, os governadores também deverão apresentar, na reunião desta sexta-feira, uma lista de obras e ações prioritárias em cada estado e região. Os consórcios interestaduais também apresentarão suas demandas.

n

Últimas Notícias

PM apreende crack, revólver e munições durante mandado de busca no Jardim Europa, em Toledo
Policial

PM apreende crack, revólver e munições durante mandado de busca no Jardim Europa, em Toledo

Há 8 min
Criança é internada após ingerir haxixe e pai é preso em hospital de Cascavel
Policial

Criança é internada após ingerir haxixe e pai é preso em hospital de Cascavel

Há 40 min
Ancelotti celebra atuação sólida, mas pede calma para mata-mata
Esportes

Ancelotti celebra atuação sólida, mas pede calma para mata-mata

Há 53 min
Estado nomeia 917 professores aprovados em concurso para a rede estadual
Cotidiano

Estado nomeia 917 professores aprovados em concurso para a rede estadual

Há 1h
Prefeitura fortalece parceria com associações de moradores e Defesa Civil em Toledo
Cotidiano

Prefeitura fortalece parceria com associações de moradores e Defesa Civil em Toledo

Há 1h
FAG Toledo recebe estudantes do Colégio Incomar em tarde de orientação acadêmica e profissional
Cotidiano

FAG Toledo recebe estudantes do Colégio Incomar em tarde de orientação acadêmica e profissional

Há 1h
Conferência internacional no Biopark discute avanços da medicina personalizada e terapias avançadas
Cotidiano

Conferência internacional no Biopark discute avanços da medicina personalizada e terapias avançadas

Há 1h
Faltam 30 dias para a Marcha Para Jesus 2026 em Toledo; confira os detalhes do evento
Variedades

Faltam 30 dias para a Marcha Para Jesus 2026 em Toledo; confira os detalhes do evento

Há 1h
Prefeitura de Toledo e ACIT realizam palestra gratuita sobre “O novo Cenário Fiscal: como navegar na transição da reforma tributária” no dia 30 de junho
Cotidiano

Prefeitura de Toledo e ACIT realizam palestra gratuita sobre “O novo Cenário Fiscal: como navegar na transição da reforma tributária” no dia 30 de junho

Há 1h
Brasil coloca equipes de saúde e insumos à disposição da Venezuela
Brasil e Mundo

Brasil coloca equipes de saúde e insumos à disposição da Venezuela

Há 1h
Prefeitura de Toledo sanciona três novas leis voltadas à educação, esporte e assistência social
Cotidiano

Prefeitura de Toledo sanciona três novas leis voltadas à educação, esporte e assistência social

Há 1h
Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
Cotidiano

Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública

Há 2h
Ver mais notícias