A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus, emitiu um alerta nesta semana sobre a ação de golpistas que estão se passando por profissionais de saúde para extorquir dinheiro de familiares de pacientes. De acordo com a instituição, os criminosos entram em contato com os familiares solicitando quantias em dinheiro para a realização de exames, o que caracteriza um golpe.
A direção da Hoesp - Hospital Bom Jesus reforçou que mais de 60,00% dos atendimentos na instituição são realizados através do Sistema ??nico de Saúde (SUS), o que garante a gratuidade total dos serviços, incluindo materiais e exames. Para os pacientes atendidos via planos de saúde ou de forma particular, o hospital informa que todo o processo de cobrança é realizado diretamente na Secretaria da instituição, sem envolvimento de transferências bancárias, depósitos ou pagamentos via PIX.
A direção da Hoesp ainda esclareceu que, embora receba doações em dinheiro, não realiza ligações telefônicas para solicitar essas contribuições. A única forma oficial de doação em valores é através do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da instituição: 06.958.776.0001-03.
Diante desses golpes, a gestão da Hoesp orienta que qualquer ação suspeita envolvendo o nome da instituição seja imediatamente denunciada à Polícia Civil (PC) pelo telefone 191.