Lançamento da Pedra Fundamental dá início a construção do Hospital de Alta Complexidade da Unimed no Biopark


Foto: Kelvin Polasso - Toledo News

A manhã desta terça-feira (22), foi marcante para o setor de saúde do município de Toledo e de toda a região Oeste do Paraná. Um evento realizado no Biopark marcou o Lançamento da Pedra Fundamental e o início da construção do Hospital de Alta Complexidade da Unimed, estrutura que será instalada no Biopark.

A unidade hospitalar já foi batizada e se chamará “Hospital Intercooperativo do Oeste do Paraná”. O evento contou com a presença de diversos representantes do Biopark e da Unimed, além de lideranças políticas locais.

O Hospital de Alta Complexidade da Unimed contará com ampla estrutura e poderá atender pacientes de Toledo e toda a região. A estrutura contará com 40 leitos de enfermaria e 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A ação é uma parceria entre o Biopark, o qual promoveu a doação de um terreno de 20 mil m e a Unimed, empresa que promete um investimento na casa dos R$ 80 milhões.

O sócio-fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, destacou o momento, enfatizando ser mais uma importante mostra dos avanços realizados no espaço. “O Hospital é mais um passo muito importante! Até porque é uma âncora de R$ 80 milhões. São essas âncoras que nós estamos trazendo na área de saúde, no setor de educação, na área agro, de forma a construirmos um ecossistema onde todos ganham. Quem vem para o Biopark tem que vir com o propósito de fazer o melhor e de oportunizar bons resultados a todos que estão aqui. Nossa intenção é atrair gente de excelência e que as pessoas que aqui estão, possam melhorar de vida e construir uma carreira de sucesso”.

O diretor-presidente da Unimed Costa Oeste, Doutor Hiroshi Nishitani, foi mais um a destacar a relevância do momento. “O foco da Unimed para a construção do Hospital vai de encontro ao que a Unimed também pensava, ou seja uma unidade hospitalar de alta complexidade, bem estruturada, inovadora e voltada também ao ensino. Essa sinergia foi fundamental para tornarmos a ideia da construção do Hospital possível”.

A Federação da Unimed do Paraná será a grande parceira do furto Hospital. Ela abrange todas as 22 Singulares da Unimed no estado. Todas as Unimeds, assim como todos os cooperados poderão utilizar a unidade. A ideia é abranger especialidades como neurocirurgia, cirurgia cardíaca, cirurgias urológicas de alta complexidade, além de outras especialidades que apresentarem uma alta demanda.

O prefeito do município de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB), esteve presente na solenidade e demonstrou enorme felicidade ao falar dos avanços da cidade no setor de saúde. “A implantação de um hospital de alta complexidade no território toledano mostra o significado que temos no segmento de saúde, tanto no setor público quanto no privado e naturalmente um olhar mais efetivo para um território ampliado. Toledo está em um momento importante, se fortalecendo como um centro de saúde em todas as áreas”, afirmou o gestor municipal. 

Tratores e outras máquinas de escavação já trabalham no espaço onde o Hospital será implantado. A ideia da Unimed e também do Biopark é de que a unidade hospitalar de alta complexidade seja inaugurada no início do ano de 2026.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias