Em segundo turno, a Câmara de Toledo aprovou três projetos de lei, na 1ª Sessão Suplementar realizada no ano. Os trabalhos legislativos ocorreram na tarde de terça-feira (10), no Auditório e Plenário Edílio Ferreira.
O primeiro texto votado“dispõe sobre a instituição do Programa Vidas Gerando Vidas, voltado ao incentivo à doação de órgãos, tecidos e medula óssea no Município de Toledo".De autoria do vereador Chumbinho Silva (PP), o Projeto de Lei n° 208/2025pretende estimular ações de conscientização sobre a doação de órgãos, tecidos e medula óssea, nos limites da atuação legislativa municipal e das competências do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Conforme a disponibilidade orçamentária, o Município poderá destinar recursos e apoio institucional para adesão de cidadãos aos registros oficiais de doadores. O parlamentar aponta que “em um país onde milhares de pessoas aguardam, por anos, em longas filas por um transplante, é dever do poder público implementar políticas que ampliem a conscientização e o número de doadores voluntários, salvando vidas que dependem, exclusivamente, desse gesto humanitário”. Todos os vereadores votaram favoravelmente à proposta.
Utilidade pública
Por unanimidade, a Câmara aprovou dois projetos para conceder o título de utilidade pública a entidades locais. AAssociação Batista de Ação Social de Toledo (ABAST)e aAssociação Recreativas da Suinocultura (ARES)foram contempladas. Os projetos foram elaborados por Professora Marli (MDB) e Jairo Cerbarro (DC), respectivamente.
Aprovados em turno final, os três projetos foram encaminhados para sanção do Poder Executivo.