O convênio para a construção da ponte estaiada de Toledo recebeu a última assinatura necessária nesta terça-feira (10), durante a visita do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, à Prefeitura de Toledo. O documento, no valor de R$ 47.373.407,73, foi formalizado em ato realizado no auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Municipal, e viabiliza a interligação das avenidas Primeiro de Maio e José João Muraro.
O secretário foi recepcionado pelo prefeito Mario Costenaro e pelo vice-prefeito Lucio De Marchi. A comitiva contou ainda com a presença do deputado estadual Marcio Pacheco e do secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos. Também participaram do ato o deputado federal Dilceu Sperafico e os vereadores Ricardinho Santos, Marcos Zanetti e Professor Oseias.
Ecotrilha 2026: Aventura e Natureza
Conheça uma das principais eventos de corrida de aventura e trilha esportiva do ...
Torne-se mecânico de motores!
SINDIREPA OESTE PR lança curso presencial com vagas limitadas, inscreva-se já.
Cobertura completa contra colisão, roubo e furto
Com Star Proteção Veicular, imprevistos não são mais um pesadelo. Planos a parti...
Nissan Kicks Sense 2026
Aproveite condições especiais na Nissan Ninja Veículos de Toledo!
Mais
A assinatura do convênio pelo governador Ratinho Júnior ocorreu ainda em janeiro, durante o mesmo ato de inauguração da duplicação da PR-317, em Toledo, restando apenas a formalização por parte da Secretaria de Estado das Cidades.
A ponte terá 230 metros de extensão total, sendo 160 metros de estrutura estaiada, promovendo a ligação entre dois extremos da cidade. O projeto prevê faixas exclusivas para veículos, ciclistas, pedestres e cadeirantes, além da implantação de mirantes para contemplação da paisagem natural. O projeto executivo foi integralmente custeado por um grupo de empresários toledanos e apresentado oficialmente ao Governo do Estado em cerimônia realizada em outubro de 2025.
Ao comentar a relação do município com o Governo do Estado, o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, salientou a importância de Toledo para o Paraná, destacando a contribuição econômica e social do município para o desenvolvimento estadual. Conforme afirmou, o volume de investimentos destinados à cidade reflete esse papel estratégico e a relação direta entre o que Toledo produz e o retorno em obras estruturantes. “Toledo contribui demais para o Paraná e é justo que esse reconhecimento venha na forma de investimentos. O que estamos entregando aqui é o resultado do quanto a cidade participa do crescimento do Estado”, disse.
Na sequência, ao tratar especificamente da ponte estaiada, Guto Silva avaliou que a obra representa um investimento compatível com a dimensão e as necessidades do município, inserida em um conjunto mais amplo de ações do governo estadual. Para o secretário, a estrutura simboliza a conexão entre diferentes regiões da cidade e acompanha o ritmo de crescimento local. “Essa ponte representa uma nova conexão para Toledo, uma obra que dialoga com o tamanho da cidade e com o futuro que está sendo construído aqui”, pontuou.
Ao abordar o processo de viabilização dos investimentos, o prefeito Mario Costenaro afirmou que os recursos destinados a Toledo são resultado do planejamento técnico e do trabalho conjunto entre o município e o Governo do Estado. Segundo ele, a exigência de projetos bem estruturados representou um desafio inicial, superado pela atuação do corpo técnico da Prefeitura e pela cooperação institucional. “Foi preciso planejar, elaborar projetos e correr atrás das oportunidades. Tivemos uma equipe técnica preparada e um trabalho integrado com o Estado, o que permitiu que esses projetos avançassem e se transformassem em investimentos para Toledo”, declarou.
Na mesma linha, o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou que a organização e a atuação conjunta dos municípios do Oeste foram determinantes para o reconhecimento das demandas regionais pelo Governo do Estado. De acordo com ele, a superação de disputas internas possibilitou a apresentação de pautas integradas, resultando em investimentos voltados a necessidades históricas da região. “Quando os municípios se organizaram e passaram a falar juntos, o Oeste começou a ser ouvido. Foi essa união que possibilitou que o Estado reconhecesse a importância da região e trouxesse investimentos que não aconteciam antes”, afirmou.
Ao fazer um resgate histórico, o deputado federal Dilceu Sperafico lembrou que, por muitos anos, o Oeste do Paraná foi visto apenas como uma região produtora, sem receber investimentos compatíveis em infraestrutura, apesar de sua relevância econômica. Ao destacar a força produtiva regional, reforçou o papel estratégico do Oeste para o Estado e para o país. “No passado, era uma região que só se preocupava que produzisse, com infraestrutura ruim e estradas ruins. Hoje, o Oeste é a maior região produtora do Paraná, e o Paraná é o maior produtor de proteínas do Brasil”, afirmou.
Já o deputado estadual Marcio Pacheco ressaltou a importância da ponte estaiada para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento de Toledo, destacando que a obra fará a ligação entre diferentes regiões da cidade, como a Pioneira e o Jardim Porto Alegre. Ao comentar a condução do projeto, reconheceu a articulação da administração municipal junto ao Governo do Estado. “Sabemos a importância dessa ponte para ligar a Pioneira ao bairro Porto Alegre e o quanto ela vai trazer mais comodidade e desenvolvimento para Toledo. O prefeito Mario, junto com o vice, tem feito uma gestão que garante essa atenção do governo para o município”, afirmou.
Representando o Legislativo municipal, o vereador Ricardinho Santos destacou a importância do evento para Toledo e o momento vivido pelo município com a liberação de investimentos do Governo do Estado. Ao falar em nome da Câmara Municipal, ressaltou o sentimento de orgulho diante dos avanços anunciados. “É um grande momento para o nosso município, que passa a vivenciar importantes investimentos do governo estadual. Para nós, da Câmara Municipal, e para todos os vereadores aqui presentes, é motivo de orgulho acompanhar esse avanço de Toledo”, declarou.
O vice-prefeito Lucio De Marchi ressaltou que a ponte estaiada terá papel estruturante para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento de Toledo, ao promover a ligação entre duas regiões estratégicas do município. Segundo ele, a obra vai impulsionar o crescimento dos bairros atendidos e reforça a atenção do Governo do Estado com a cidade. “Essa ponte vai ligar dois grandes bairros de Toledo, a Grande Pioneiro e o Jardim Porto Alegre, e será uma obra estruturante que vai desenvolver ainda mais essas regiões. É resultado do trabalho do Estado, junto com o governador Ratinho Júnior, olhando com atenção para Toledo”, afirmou.