Segunda audiência pública realizada na manhã do dia 18 de agosto, a Câmara de Toledo convidou a comunidade para analisar uma iniciativa de valorização do esporte universitário. Proposta do vereador Gabriel Baierle (União Brasil), o Projeto de Lei de N° 140/2025 ???Inclui a ???Taça Universitária Toledo (TUT)??? no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo???. O texto está em tramitação no Legislativo.
Caso o projeto seja aprovado conforme a redação original, a TUT será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município para realização anual, na primeira semana do mês de setembro. A organização será de responsabilidade única e exclusiva da Liga das Atléticas de Toledo (LAT), com a possibilidade de firmar parcerias com o Poder Executivo. Ao propor o projeto, Baierle diz que a TUT se tornou ???mais do que uma competição, ela se transformou em um grande evento social, que promove o encontro de estudantes de diferentes áreas, fomenta amizades, rivalidades esportivas e o espírito de equipe???.
Restaurante Filezão: o maior buffet da região!
Mais de 50 opções e sobremesas cortesia em um ambiente aconchegante.
Tenda Celulares: Xiaomi novo, original e com garantia
Parcelamento em até 18x sem juros e desconto especial à vista. Produtos lacrados...
Ótica Globo: Conforto visual com lentes para Síndrome de Irlen
Diagnóstico especializado e alívio imediato do desconforto causado pela luz.
Adega do Lago: Leve 3 vinhos Latitud 33 e pague só 2
Só até 30/06/2026: 3 garrafas por R$119,80. Aproveite o preço especial!
Mais
Segundo a justificativa da proposição, além da parte esportiva, ???a TUT também possui um papel importante na cultura e na integração social dos jovens universitários, com eventos paralelos, confraternizações e ações voltadas ao bem-estar coletivo???. Assim como outros eventos realizados em Toledo, a TUT proporciona movimento econômico na cidade. ????? um evento que gira a questão econômica do Município. Gera muita economia e vêm pessoas de fora para participar. ?? um evento que traz essa integração entre os atletas, as atléticas e as universidades. Nós estamos em um polo universitário. As atléticas aqui têm um desempenho muito forte e esse evento já virou tradição???, relatou Baierle.
Acadêmico da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Ubioeste), Giordan Gustavo Fior Rodrigues é presidente da Liga das Atléticas de Toledo. Segundo o representante, através de organização e engajamento dos universitários, a TUT expandiu de forma considerável nos últimos anos. ???A TUT acontece desde 2016 na nossa cidade. A gente começou, na época, com quatro ou cinco atléticas, apenas do Município de Toledo. Hoje, a gente conta com dez atléticas participantes. Já tem atléticas de toda região: Palotina, Marechal Cândido Rondon e Cascavel (...) muitas pessoas ainda têm a ideia um pouco errada de como funciona: de que é bagunça, de que é só zoeira, sendo que na verdade não é. A gente tem uma Comissão Organizadora. A gente trabalha em um Regulamento Geral de Competição, de uma Liga, onde todas as outras ações que a gente vai fazer são trabalhadas com votações. ?? algo realmente muito organizado???, disse.
Gabriel Baierle ressaltou que, durante a Taça Universitária Toledo, os estudantes promovem ações sociais de interesse público. ???Dentro do evento, os jovens fazem a arrecadação de alimentos para doação; consertam, muitas vezes, ginásios e estruturas; e fazem essa parceria muito grande com o poder público. ?? bom para a população, para a questão do esporte, da integração e do desenvolvimento econômico???, relatou. Para o parlamentar, a aprovação do projeto facilitaria a busca por patrocínios para o evento: ???A Itaipu, por exemplo, pede que os eventos, para que ela possa patrocinar, estejam dentro dos Calendários Oficiais dos Municípios???, relatou.
O presidente da Liga das Atléticas defendeu as atléticas proporcionam a manutenção dos estudantes no Ensino Superior. ???Na universidade, a gente sabe que é um caminho muito árduo dentro da graduação. Muitos acadêmicos param na metade do caminho e acabam não completando. A gente vê o movimento das atléticas dentro da universidade como um fomento ao estudo e à permanência do acadêmico ali dentro.
Eixão do Desenvolvimento: Conexão Biopark-Toledo
Nova via revoluciona mobilidade e potencializa o crescimento do Biopar...
Biopark
Sicredi: 45 anos impulsionando o agro com parceria
Atendimento próximo e soluções financeiras para o produtor rural cresc...
Sicredi
Maestro Thermas Park Hotel: férias de julho em até 10x
Garanta 3 noites com pensão completa e transporte incluso. Vagas limit...
Maestro Thermas Park Hotel
Já imaginou seus móveis planejados em 3D?
Tenha seu projeto personalizado com orçamento sem compromisso e visual...
Positano Móveis Planejados
Seu filho precisa de apoio nos estudos?
Aulas personalizadas e acompanhamento individual para melhorar o desem...
Centro de Desenvolvimento Posso Mais
Master Guincho Toledo: Suporte rápido 24h para imprevistos
Atendimento ágil em Toledo e região sempre que precisar, com tranquili...
Master GuinchoA audiência pública foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC), comandada pelo vereador Sergio Japonês (PL), com a presença dos veredores Luís Fritzen (Progressistas), Professor Genário (MDB), Valdir Gomes (União Brasil) e Professor Oseias (Progressistas).