Mais de 1 milhão de brasileiros ficaram sem luz após incêndio em subestação no Paraná

Um incêndio na Subestação de Bateias, em Campo Largo-PR, provocou um apagão que atingiu diferentes regiões do país na madrugada desta terça-feira (14). Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o fogo teve início por volta das 00h30 em um reator de propriedade e operação da Furnas Centrais Elétricas, comprometendo temporariamente o Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por conectar as usinas e linhas de transmissão de energia em todo o território brasileiro.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC, que o apagão foi provocado por um problema elétrico na infraestrutura de transmissão, e não por falta de geração de energia. Segundo ele, o dano foi pontual e rapidamente controlado, sem comprometer o sistema nacional de fornecimento.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que, após o acionamento automático dos mecanismos de proteção, foi realizado o corte programado de carga para evitar uma pane de maior porte. A recomposição do fornecimento começou de forma controlada, entre 01h30 e 02h30, com todas as regiões normalizadas até o fim da madrugada.
De acordo com o MME, a interrupção afetou ao menos nove estados e o Distrito Federal, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Santa Catarina. Em São Paulo, a Enel registrou 937 mil consumidores sem energia; no Rio de Janeiro, a Light informou que 450 mil clientes foram afetados.
No Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) confirmou reflexos no fornecimento e divulgou nota detalhando a ocorrência e as medidas adotadas:
Nota oficial – Copel
A Copel informa que foi registrado um incêndio no reator de uma linha de transmissão, de propriedade e operado por Furnas, que fica localizado na área da Subestação Bateias, no município de Campo Largo, como parte do Sistema Interligado Nacional. O corpo de Bombeiros do Paraná controlou o incêndio. Nenhum equipamento da Copel nem de nenhuma outra empresa que fica instalada na Subestação Bateias foi danificado no episódio.
Em razão da ocorrência, entrou em atuação o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo de proteção que desliga automaticamente equipamentos do Sistema Interligado Nacional. A operação das instalações foi recomposta à medida que a situação foi controlada.
Desligamentos no Paraná - A Copel informa que, em função da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, 76 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido em todas as regiões do estado às 00h32. A maior parte delas, 42 mil, ficam na região Norte do Paraná. O Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o restabelecimento 01h01.
Sobre a Subestação de Bateias
A Subestação de Bateias é uma das principais do sistema elétrico do Sul do país e integra a rede de transmissão de 525 kV que conecta o Paraná a outros estados. O local abriga equipamentos de diferentes concessionárias, como Furnas e Copel Geração e Transmissão (Copel-GT), e faz parte do sistema de alta tensão operado em conjunto com o Operador Nacional do Sistema (ONS).
O Governo Federal informou que as causas do incêndio estão sob investigação e que uma reunião entre o MME, o ONS e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi convocada para esta terça-feira, a fim de discutir o episódio e avaliar eventuais medidas preventivas.















Procura-se: cachorrinha que atende pelo nome de Menina, desaparecida na região do Jardim Concórdia, próximo ao Santuário São Pelegrino