Major Eldison Prado assume comando do BPFron em solenidade em Marechal Cândido Rondon

Na última quinta-feira, 14 de agosto, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou em Marechal Cândido Rondon-PR a solenidade de entrega do comando do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). O ato, presidido pelo coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, comandante do Comando de Missões Especiais, e acompanhado pelo comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, marcou a passagem do comando do tenente-coronel Divonsir de Oliveira Santos para o major Eldison Martins do Prado. A cerimônia ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e reuniu autoridades civis e militares, representantes da sociedade civil organizada, familiares e amigos.

O major Prado, que já atuava como subcomandante da unidade, tem uma trajetória de 13 anos no BPFron e destacou, em seu discurso, o compromisso de dar continuidade ao trabalho da tropa, reforçando a atuação no combate a crimes transnacionais e na defesa da segurança e soberania da região de fronteira. O novo comandante possui vasta experiência dentro da Corporação, tendo exercido funções como chefe do setor de planejamento e instruções, comandante da 2ª Companhia em Guaíra, comandante do Pelotão de Cavalaria e chefe do setor de inteligência do 10º BPM, em Apucarana, sua cidade natal. Além disso, atuou como instrutor em diversas disciplinas de formação policial. Graduado em Direito e Ciências Biológicas, ele ingressou na PMPR em 1996 e acumula ao menos 13 especializações em sua carreira, incluindo Direitos Humanos, Polícia Judiciária Militar, Policiamento Montado e Negociação.

Durante a solenidade, foi realizado o descerramento do retrato do tenente-coronel Divonsir, que passou a integrar a galeria de ex-comandantes do BPFron. O gesto foi acompanhado por homenagens às esposas dos oficiais, com a entrega de flores à senhora Rosângela, esposa do comandante que deixava o posto, e à senhora Sirlene, esposa do major Prado, como boas-vindas à nova etapa.

O evento também resgatou a história da Força Alfa, precursora do BPFron, criada em 2009 para reforçar o policiamento de fronteira contra o narcotráfico e o contrabando de armas. As fotografias dos majores Roberto Sampaio Araújo e Christian Guilherme Goldoni, que comandaram a unidade entre 2009 e 2011, foram incluídas na galeria, em reconhecimento à contribuição para a consolidação da atuação de fronteira.
Além do comandante-geral, estiveram presentes o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer, o coronel Paulo Aparecido Siloto, comandante do Comando de Missões Especiais, o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Adriano Backes (Progressistas), e demais autoridades civis e militares. A cerimônia reforçou a relevância histórica e estratégica do BPFron no enfrentamento aos crimes que desafiam a segurança pública na região de fronteira paranaense.



















Procura-se: Família do Jardim Coopagro procura por cachorrinha desaparecida