Mario Costenaro, vice e 19 vereadores tomam posse nesta quarta-feira (01) para a gestão 2025/2028


Foto: Divulgação
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

Na manhã de quarta-feira, dia 01º de janeiro, Toledo viverá um momento importante com a posse dos candidatos eleitos nas eleições de 2024. 

A cerimônia, que será realizada no Teatro Municipal a partir das 09h00, marcará o início da gestão 2025/2028. O prefeito eleito, Mario Costenaro (Republicanos), e o vice-prefeito, Lúcio de Marchi (Progressistas), assumem seus cargos, assim como os 19 vereadores eleitos, que também tomarão posse para representar a população de Toledo nos próximos quatro anos.

Sobre Mario Costenaro

Mario César Costenaro tem 60 anos, é formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua na área desde 1986. É pós-graduado em administração empresarial, em administração para administradores (Funioeste - Paraná) e pós-graduado em Especialização em Gestão da Construção na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Foi professor universitário e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG - Campus de Toledo.

Costenaro ainda foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) entre 2004 e 2005 e presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) entre 2012 e 2014. Costenaro também foi presidente e um dos fundadores do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).

Nas eleições de outubro Mario Costenaro fez 35.189 votos, totalizando 46,03% dos votos válidos, contra 34.568 votos, totalizando 45,22% do atual prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD). A diferença entre os dois candidatos foi de apenas 621 votos. A candidata Professora Nelsi Welter (PT), fez 6.694 votos, totalizando 08,76% dos votos válidos.

Em entrevista recente ao Toledo News, Mario Costenaro disse que está comprometido em proporcionar mais qualidade de vida à população local. “Comprometimento, determinação com a qualidade de vida da nossa população, com a questão de estarmos permanentemente construindo e desejando uma Toledo melhor. Ter a lúcidez de que, sim, temos uma cidade desenvolvida, mas compreender que esse desenvolvimento deve chegar a todas as pessoas e a todos os cantos do município”, destacou o futuro gestor.

Sobre Lucio de Marchi

Lucio de Marchi (Progressistas) foi o vice-prefeito eleito na chapa de Mario Costenaro. Lucio é servidor público municipal e empresário, no entanto a maior parte de sua vida foi no meio político. Ele foi vereador por cinco mandatos, sendo três vezes o mais votado e também tendo sido o presidente da Câmara.

Lucio já foi vece-prefeito de Toledo por dois mandatos consecutivos entre 2005 e 2012. Ele também foi prefeito entre 2017 e 2020, com destaque por ter sido o prefeito mais votado da história do município, superando os 40 mil votos na oportunidade, também é suplente de deputado estadual e agora retornará ao cargo de vice-prefeito.

Vereadores

A quarta-feira também marcará a posse dos 19 vereadores para a 18ª Legislatura na Câmara de Toledo. Dos atuais vereadores, 10, pouco mais da metade se reelegeram, sendo eles: Professor Oseias Soares (Progressistas) - (1.743); Dudu Barbosa (MDB) - (1.096); Gabriel Baierle (União Brasil) - (1.317); Genivaldo Jesus (PSD) - (1.482); Jozimar Polasso (Progressistas) - (886); Olinda Fiorentin (PSD) - (1.114); Roberto de Souza (PT) - (1.232); Valdomiro Bozó (PL) - (1.331); Valtencir Careca (Progressistas) - (1.461); e Chumbinho Silva (Progressistas) - (1.603).

Dois dos novos vereadores não são tão novos assim, ambos ficaram de fora na última Legislatura, mas já tiveram outros mandatos anteriormente. Marcos Zanetti (Cidadania) - (1.295) vem para o seu terceiro mandato, enquanto Marli Gonçalves Costa, mais conhecida como Marli do Esporte (MDB) - (2.604), chega para o seu segundo mandato.

Por outro lado, a Câmara de Toledo terá sete caras totalmente novas, sendo elas: Valdir Gomes (União Brasil) - (1.527); Zoia (Progressistas) - (1.448); Japonês (PL) - (1.256); Bruno do Allmayer (Republicanos) - (1.094); Jairo Cerbarro (Democracia Cristã) - (1.016); Katchi Nascimento (MDB) - (839); e Ricardo Santos do Judô (Republicanos) - (829).    

Durante o evento, será realizada a eleição da presidência da Câmara Municipal e da nova Mesa Diretiva. Entre os nomes mais cotados, o Professor Oseias Soares (Progressistas) desponta como o principal candidato a presidente da Câmara, alinhado ao prefeito eleito Mario Costenaro. Do lado do atual prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD), que deixa o cargo nesta quarta-feira, os vereadores Olinda Fiorentin (PSD) e Gabriel Baierle (União Brasil) também são considerados fortes postulantes ao cargo.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim