Morre o empresário Levino José Sperafico, pioneiro de Toledo

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (11) o empresário Levino José Sperafico, um dos pioneiros do desenvolvimento econômico de Toledo. Ele estava internado há 15 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo-SP. A família providencia o traslado do corpo para Toledo, onde os atos fúnebres serão realizados em data e horário a serem definidos. Levino era irmão do deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas).
Nascido em Santa Rosa-RS, Levino mudou-se para Toledo em 1957, quando seu pai, Ismael Vicente Sperafico, instalou a família no então distrito de Vila Nova. Segundo dos oito filhos de Ismael e Olinda Joanina, Levino começou a trabalhar cedo para ajudar a família, realizando longas viagens a grandes centros para comercializar suínos, tarefa que descrevia como difícil, mas fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional.
Com visão empreendedora, participou da fundação da Serraria Rio Guaçú Ltda. em 1965, no distrito de Novo Sobradinho, ampliando a atuação da família no setor madeireiro. Em 1966, casou-se com Amália Tarcila Ritt, com quem teve quatro filhos: Denis, Dalton, Alexandre e Marcos.
A partir de 1968, Levino e os irmãos iniciaram a mecanização agrícola de uma área de 300 hectares na rodovia PR-317, origem da atual Sperafico Agroindustrial Ltda. O grupo expandiu a sua atuação para a produção de sementes, representações comerciais, transporte de grãos e, posteriormente, para o setor industrial, com a aquisição de um moinho de trigo em 1992. Também foi sócio-fundador e presidente da Coopagro, uma das maiores cooperativas agrícolas do país.
Reconhecido pela audácia, religiosidade e compromisso social, Levino contribuiu para obras comunitárias, construção de igrejas, escolas, hospitais e apoio a famílias carentes, deixando forte legado para Toledo e para o Oeste do Paraná.

















Procura-se: Família do Jardim Coopagro procura por cachorrinha desaparecida