Nativos, moradores e visitantes da Ilha do Mel retiraram quase 11 toneladas de resíduos durante o 3º Mutirão de Limpeza das Praias, realizado neste sábado. Garrafas, isopor, redes de pesca e até eletrodomésticos foram os principais materiais coletados nas regiões das praias da Ponta Oeste, da Fortaleza e de Brasília. A Portos do Paraná apoiou a iniciativa, criada pela própria comunidade, fornecendo embarcação, luvas, sacolas e sacochilas para os voluntários.
Uma equipe da Diretoria de Meio Ambiente e da Cia Ambiental, empresa prestadora de serviços para a Portos do Paraná, também participou da ação, que começou na manhã deste sábado (04) e se estendeu até a tarde.
???Quando a comunidade se mobiliza, vemos que a educação ambiental está surtindo efeito. Um dos principais objetivos do nosso trabalho é justamente ser parceiro das comunidades, para que elas sejam protagonistas de ações que transformam suas próprias vidas???, destacou o coordenador de Comunicação Social, Educação Ambiental e Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco.
Segundo ponto turístico mais visitado do Paraná, a Ilha do Mel recebe resíduos gerados por moradores e turistas, além de grande volume trazido pelas marés. ???As sacolas plásticas são um dos principais problemas para a natureza, porque podem ser facilmente confundidas pela fauna marinha com alimentos, como as algas. A tartaruga, por exemplo, que ingere uma sacola plástica, sente saciedade, deixa de se alimentar e acaba morrendo???, explicou Pisacco.
Solutio Comunicação Visual
Transforme sua marca com tecnologia de ponta e soluções para projetos visuais ún...
Casa Cor Tintas: sua casa renovada sem grandes reformas
Transforme ambientes com tintas, texturas e preparação para um acabamento perfei...
Academia Champs Fit: treine 14 meses pagando só 13
Promoção por tempo limitado. Ganhe 1 mês extra ao fazer plano anual com fidelida...
Hospital de Olhos inaugura unidade em Toledo
Receba diagnóstico preciso e conforto sem sair de Toledo. Agende já pelo WhatsAp...
Mais
Roberto Santana Gonçalves, de 65 anos, morador da Ilha, acompanhou a evolução da consciência ambiental na ilha. ???Trinta anos atrás, a gente enterrava o lixo, não tinha essa visão ambiental. Hoje mudou, a maioria está bem consciente. Quase 70 pessoas estão participando???, contou Gonçalves, uma das lideranças do mutirão.
A nativa Francielle Santos do Rosário levou a família para participar da ação. ???A poluição é muito ruim, principalmente porque a Ilha do Mel é um ponto turístico e fica feia. E aqui é o ambiente onde a gente convive. ?? muito importante limpar???, afirmou.
Thitanium Studio Car: 15% OFF à vista em polimento comercial
Garanta brilho e proteção com desconto ou até 5x sem juros. Aproveite ...
Thitanium Studio Car
Curso de Operador de Empilhadeira em Toledo!
Aulas nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2026.
SINDIREPA OESTE PR
Expresso Nordeste: conforto exclusivo na rota Toledo-SP
Viaje Leito Cama com poltronas reclináveis e compre fácil no WhatsApp ...
Expresso Nordeste
Top Jeans: jeans a partir de R$ 59,99 em Toledo
Variedade para todos os estilos e tamanhos. Aproveite já os melhores p...
Top Jeans
Eixão do Desenvolvimento: Conexão Biopark-Toledo
Nova via revoluciona mobilidade e potencializa o crescimento do Biopar...
Biopark
Sicredi: Soluções Personalizadas para Seu Negócio
Atenda suas demandas empresariais com o Sicredi. Encontre a agência ma...
SicrediJá a moradora Maria Auxiliadora participou pela segunda vez do mutirão. ???Quem mais sofre com o lixo é o animal marinho. A gente tem mecanismos para se cuidar, já os animais não. A maré sempre traz algum bicho enrolado em rede???, relatou.
Uma das etapas do mutirão foi a coleta de aparelhos eletrônicos, móveis e grandes objetos guardados pelos moradores para o descarte correto. O marinheiro Emanuel Vieira da Silva ajudou na retirada de garrafas, cadeiras e até uma churrasqueira de uma pousada. ???O trabalho coletivo em prol da natureza é o que mais me motiva a participar.??? Todo o material recolhido foi destinado à Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná.
Durante o evento, Roberto Gonçalves fez um apelo aos turistas: ???Quem vem para a ilha, não jogue lixo nas trilhas, nas praias. Leve o seu lixo de volta e deixe apenas as pegadas???.
Outros mutirões de limpeza
Em setembro, a Portos do Paraná apoiou mais dois mutirões de limpeza, que retiraram 1.830 quilos de resíduos dos de Paranaguá e Antonina. Nas duas ações, a empresa participou por meio da Cia Ambiental e forneceu luvas e sacos de lixo para os voluntários. Os manguezais são ecossistemas costeiros ricos em biodiversidade e de extrema importância para o equilíbrio ambiental.