NRE Toledo recebe comitiva de Sergipe para conhecer práticas de atendimento aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação

O Núcleo Regional de Educação de Toledo recebeu, nesta semana, a visita de uma comitiva da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seduc-SE), formada por Lívia dos Anjos Tavares, Lilian Moura de Jesus e Cleudo Melo Araujo. A agenda teve como objetivo conhecer de perto o trabalho desenvolvido no Paraná, especialmente em Toledo, que se consolidou como referência nacional no atendimento a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

A equipe foi recebida pelo professor José Carlos Guimarães, chefe do NRE Toledo, que destacou a importância dessa troca de experiências para o fortalecimento da educação inclusiva em nível nacional.

A equipe foi acompanhada por Cláudia Saldanha e Denise Matos, do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein/Seed); por Gisele de Paula, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de Londrina-PR; e por Renice Gafuri, Lisiane Kieling, Eliana Ribeiro e Silva e Gisiele L. Zarpellon, do NRE Toledo. A equipe do Deein e do NAAH/S apresentou um panorama detalhado sobre o funcionamento das Salas de Recursos de AH/SD, a estrutura pedagógica e os resultados conquistados pelas escolas de referência e pelos programas implantados no Estado.

Atualmente, o NRE Toledo atende 198 estudantes com Altas Habilidades/Superdotação sendo 129 estudantes atendidos em oito Salas de Recursos, distribuídas em diversas instituições de ensino como: Colégio Estadual Cívico-Militar Luis Augusto Morais Rego (05 salas), em Toledo, Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon (01 sala), em Marechal Cândido Rondon, e a Escola Estadual Cívico-Militar Graciliano Ramos (02 salas) em Santa Helena e 69 estudantes têm acompanhamento de Atendimento Educacional Especializado - Integral (AEE-I).

Durante a estadia, os representantes de Sergipe visitaram o Colégio Estadual Cívico-Militar Luis Augusto Morais Rego, em Toledo, o Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, em Marechal Cândido Rondon, e o Colégio Donaduzzi, também em Toledo, onde puderam observar práticas pedagógicas diferenciadas, projetos inovadores e a participação de estudantes em olimpíadas de conhecimento.
Segundo o chefe do NRE Toledo, professor José Carlos Guimarães, a visita reforça a relevância do trabalho desenvolvido pela regional. “É motivo de orgulho para todos nós poder compartilhar as práticas que temos construído. O reconhecimento de outros estados mostra que estamos no caminho certo, promovendo inclusão e valorizando o potencial dos nossos estudantes”, destacou.
Olhar de Sergipe
Para Lívia Tavares, representante da Seed/Sergipe, a escolha por conhecer Toledo partiu do destaque nacional conquistado pela educação paranaense.
“Nós viemos ao Paraná para conhecer de perto a referência nacional em Altas Habilidades/Superdotação que é o trabalho desenvolvido em escolas públicas. Toledo nos chamou a atenção, especialmente pelas parcerias com instituições como o Biopark, e viemos aprender com essa experiência”, explicou.
Entre os pontos mais marcantes observados pela comitiva, Lívia ressalta os projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas e a participação dos alunos em olimpíadas de conhecimento. “O que mais nos chamou atenção foi a qualidade dos projetos, mesmo dentro das limitações naturais da escola pública, e o impacto positivo das aulas do NAAH/S na vida dos estudantes”, completou.
Ela avalia ainda que a visita contribuirá diretamente para fortalecer as ações em Sergipe. “Essa experiência foi fundamental para iniciarmos nossas ações em AH/SD. Ver o funcionamento in loco e os resultados de Toledo nos ajudou a compreender como é possível viabilizar essas práticas, adaptando à nossa realidade”.
Reconhecimento no Paraná
A técnica pedagógica do Deein/Seed, Cláudia Saldanha, destacou a importância do intercâmbio entre estados. “Receber uma comitiva de outro estado interessada no nosso trabalho é uma grande honra e um reconhecimento significativo. Isso mostra que o nosso modelo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para AH/SD tem se consolidado nacionalmente como um farol de boas práticas”.
Segundo Cláudia, o Paraná tem avançado de maneira consistente desde 2021, com a implantação do Programa Altas Habilidades Paraná, que atua em diferentes frentes: Salas de Recursos Multifuncionais, Atendimento Educacional Especializado Integral, Turmas Paraná+ e Escolas de Referência.















Procura-se: cachorrinha que atende pelo nome de Menina, desaparecida na região do Jardim Concórdia, próximo ao Santuário São Pelegrino