Operação em Toledo mira influenciadores do 'grau' e apreende 10 motos

Uma operação conjunta das forças de segurança de Toledo cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra suspeitos de incentivar manobras perigosas com motocicletas em via pública. A ação, batizada de “Operação Zero Grau”, teve início com a Polícia Militar (PM), com apoio da Polícia Civil (PC) e da Guarda Municipal (GM), e mirou perfis de redes sociais que incitavam a prática conhecida como “grau”, empinar motocicletas em vias públicas, além de promover apologia a crimes de trânsito.

De acordo com a PM, a investigação começou após registros de desordem no trânsito desde dezembro do ano passado, período em que cerca de 70 motocicletas já haviam sido recolhidas em ações administrativas. Nesta nova fase, o foco foi nos influenciadores que, por meio de postagens e convocações virtuais, incentivavam encontros para a realização das manobras irregulares. Na manhã de deflagração da operação, foram apreendidas 10 motocicletas relacionadas aos alvos, e os investigados responderão por crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de poderem ter contas de redes sociais suspensas ou excluídas conforme decisão judicial.

A Polícia Civil informou que solicitou ao Judiciário medidas cautelares com base nas informações repassadas pela PM e nas próprias postagens públicas dos investigados. A apuração indica possível prática do crime previsto no artigo de Nº 308 do CTB (exibição ou demonstração de manobra perigosa) e de apologia, devido à divulgação e incentivo às condutas. Todos os mandados foram cumpridos, e os veículos apreendidos ficarão à disposição da Justiça, podendo ser perdidos ou leiloados. Entre eles, há casos com mais de R$ 5 mil em multas e um somatório aproximado de R$ 64 mil em infrações administrativas.

Entre os nove investigados, foram constatadas irregularidades como condução sem habilitação, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e direção com categoria diferente da exigida para o veículo. Apenas quatro possuíam CNH regular. As forças policiais também identificaram motocicletas em mau estado de conservação e diversas outras infrações graves e gravíssimas.

O material analisado na investigação, até o momento, corresponde ao conteúdo disponível publicamente nas redes sociais. A possibilidade de associação criminosa, caso se confirmem combinações prévias entre participantes, segue sob apuração. Um dos investigados chegou a publicar que a prática do “grau” “arruinou a vida” dele; outro, durante abordagem policial, filmou a ação e fugiu.

As autoridades destacaram os riscos à vida de terceiros, citando casos recentes em que manobras desse tipo provocaram acidentes com lesões e até mortes em outras localidades. Os veículos apreendidos poderão ser liberados ou enviados a leilão, conforme a conduta dos responsáveis e decisão judicial. Em alguns casos, segundo a PM, “só saem agora através de leilão”.

A Operação Zero Grau integra um pacote de ações intensificadas no mês de aniversário do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo (19º BPM), que também registrou apreensões de drogas, prisões por roubo e redução nos índices desse tipo de crime em comparação ao mesmo período do ano anterior.




















Procura-se: celular Xiaomi Poco X5 preto, sem capinha, perdido entre o Jardim Parizzotto e o São Francisco; oferece-se recompensa