Paraná embarca 40 estudantes da rede estadual para intercâmbio na Nova Zelândia


Foto: AEN
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

O Governo do Paraná embarcou neste sábado (24) 40 estudantes da rede estadual de ensino para intercâmbio internacional para a Nova Zelândia por meio do programa Ganhando o Mundo, onde permanecerão por um semestre letivo.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), oferece a estudantes do Ensino Médio a oportunidade de vivenciar uma experiência educacional e cultural no exterior, com todas as despesas custeadas pelo Estado.

Segundo Roni Miranda, secretário da Educação, a iniciativa vai além do intercâmbio, ao promover inclusão, protagonismo juvenil e novas perspectivas de futuro para os participantes.“O Ganhando o Mundo é uma política pública que transforma vidas e amplia horizontes. Cada estudante que embarca carrega consigo o esforço pessoal, o apoio da família e o investimento do Paraná em uma educação pública de qualidade e inclusiva”, disse.

Em família

Entre os intercambistas está o estudante Matheus Meira, 15 anos, de Telêmaco Borba. Para ele, a seleção representa a realização de um sonho e traz uma mistura de sentimentos. “Sinto muita felicidade pela conquista, nervosismo pela experiência no Exterior, ansiedade pelo futuro e entusiasmo pelos aprendizados”, afirma.

Em 2022, quem vivenciou essa transformação foi a irmã dele, Thayse Meira, 19 anos. Cadeirante e atualmente estudante de Direito, ela participou do programa Ganhando o Mundo no mesmo país, acompanhada da mãe. A experiência representou um marco em sua trajetória, ampliando horizontes acadêmicos e culturais e reforçando, na prática, valores como autonomia, inclusão e superação. “Voltei mais independente, confiante e preparada para novos desafios. Conheci uma nova cultura, fiz amizades com pessoas de diferentes países e ampliei minha visão de mundo”, afirma.

A experiência internacional representa um marco na trajetória da família e reforça como a educação pode abrir novos caminhos. Para a mãe, Tatiana Meira, o novo embarque é uma certeza de que, como família, estão no caminho certo. “Receber a notícia de que mais um filho conquistou uma vaga no Ganhando do Mundo é uma mistura de orgulho, emoção e gratidão. É a certeza de que todo o esforço, o apoio e o incentivo que nós demos valeu a pena e que ele está preparado para essa oportunidade incrível”.

Ganhando o Mundo

Criado em 2022, o Ganhando o Mundo consolidou-se como a maior iniciativa pública de intercâmbio da América do Sul. O programa permite que estudantes de 15 a 18 anos da rede estadual cursem um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas custeadas pela Seed-PR.

O pacote de apoio inclui alimentação, hospedagem, transporte interno, emissão de passaporte e vistos, passagens aéreas, exames médicos, vacinas, seguro-viagem, matrícula e mensalidade na escola estrangeira, além de material didático, uniforme e documentação acadêmica.

O acompanhamento segue após o retorno ao Brasil. Os intercambistas desenvolvem projetos interdisciplinares em suas escolas de origem, permitindo que as experiências adquiridas no exterior se multipliquem e alcancem toda a comunidade escolar.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaanao