Paraná fortalece intercâmbios internacionais com universidades de excelência

Fonte: AEN
Paraná fortalece intercâmbios internacionais com universidades de excelência
📷 Foto: AEN

A cooperação internacional entre a Fundação Araucária e a Universidade Provincial de Kyoto completa dois anos em junho, destacando-se dentro do Programa Ganhando o Mundo da Ciência. Por meio do programa, estudantes e pesquisadores do Paraná vêm desenvolvendo pesquisas em diferentes áreas do conhecimento no Japão, fortalecendo conexões acadêmicas, científicas e culturais.

Desde o início da parceria com Kyoto, já foram realizadas dez mobilidades acadêmicas entre 2025 e 2026, envolvendo estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. O investimento executado pela Fundação Araucária na cooperação com a universidade japonesa ultrapassa R$ 560 mil.

O programa integra uma estratégia mais ampla de internacionalização promovida pela Fundação Araucária. Somando todas as mobilidades internacionais em andamento pelo Ganhando o Mundo da Ciência, os investimentos da instituição superam R$ 3,5 milhões, contemplando parcerias com universidades e centros de pesquisa do Japão, França, Holanda, Canadá e Austrália. No total, 51 pesquisadores já participaram do programa.

O segundo grupo de pesquisadores paranaenses selecionados pelo programa Ganhando o Mundo da Ciência desembarcou em Kyoto entre o fim de março e o início de abril para um período de mobilidade acadêmica que segue até setembro e outubro.

Entre os participantes está a bióloga e mestranda do Programa de Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (PPRN) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Andressa Guarnieri Canton. Ela desenvolve pesquisa no Department of Agricultural and Life Science da universidade japonesa voltada ao estudo de microbiomas do solo aplicados à agricultura sustentável.

Para ela, a experiência representa uma oportunidade única de crescimento acadêmico e pessoal. “Escolhi o Japão porque já havia conhecido alguns integrantes da Universidade de Kyoto e, quando surgiu a oportunidade, não foi preciso pensar duas vezes. A experiência está sendo muito desafiadora e gratificante”, relatou.

A estudante destaca que a oportunidade proporcionada pelo programa tornou possível um sonho que dificilmente seria realizado sem apoio institucional. “Sem essa oportunidade seria muito difícil conseguir realizar esse sonho. Muitas vezes nos sentimos inseguros e questionamos se vale a pena tentar, mas vale muito a pena”, afirmou.

Também da Unioeste, o mestrando em Engenharia Química Joacir João Neto Piana realiza pesquisa voltada ao reaproveitamento de resíduos industriais cítricos para obtenção de compostos bioativos com potencial antimicrobiano no Departamento de Ciências dos Alimentos e Nutrição. Segundo ele, a experiência no Japão tem proporcionado não apenas avanços acadêmicos, mas também crescimento pessoal.

“Escolhi o Japão por ser um país que consegue unir modernidade, desenvolvimento científico e tradição cultural de forma muito única. Além disso, é um país reconhecido mundialmente pelos investimentos em pesquisa, inovação e valorização da ciência”, destacou.

Joacir afirma que estudar no Japão era algo distante de sua realidade até a aprovação no programa. “Sinceramente, eu nunca havia imaginado estudar aqui. Até hoje ainda existe um pequeno choque quando percebo que realmente estou vivendo essa experiência”, comentou.

Para o estudante, o contato com novas metodologias e diferentes formas de conduzir pesquisas tem ampliado sua visão sobre a atuação científica. “Mesmo em áreas nas quais já possuímos experiência, é necessário reaprender e se adaptar a novos processos. Isso estimula muito o desenvolvimento técnico e a capacidade de resolução de problemas”, afirmou.

Já o pesquisador Jhonatan Matheus Piaceski Rocha, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), faz estágio de pós-doutorado em Kyoto desenvolvendo estudos na área de Síntese Orgânica. A pesquisa investiga o mecanismo de reação da conversão de ácidos carboxílicos protegidos por grupos alcoximetilados em ésteres sob meio alcalino — uma reação inédita, ainda não descrita na literatura científica, descoberta durante as atividades no laboratório da universidade japonesa.

Ele destaca que a experiência internacional tem ampliado sua percepção sobre a ciência e fortalecido possibilidades futuras de cooperação internacional. “O Japão é um país reconhecido mundialmente pela valorização da ciência, da tecnologia e da educação. Poder vivenciar esse ambiente acadêmico e desenvolver pesquisas aqui é algo muito significativo e gratificante para mim”, ressaltou.

O pesquisador também destaca o impacto da convivência com diferentes culturas científicas. “Observar como outros grupos de pesquisa adaptam técnicas e metodologias às suas necessidades mostra diferentes formas de pensar e conduzir a ciência. Isso amplia nossa visão sobre a pesquisa científica e cria novas possibilidades para o desenvolvimento científico no Brasil”, afirmou.

Impactos positivos

Segundo o pesquisador e vice-presidente da assessoria internacional da Universidade Provincial de Kyoto, André Cruz, a presença dos bolsistas paranaenses já demonstra resultados positivos para ambas as instituições.

“Esse intercâmbio já está trazendo bons frutos e tende a crescer ainda mais. Esperamos que o trabalho realizado aqui contribua não somente para o Japão, mas também para o Brasil e especialmente para o estado do Paraná, nas diferentes áreas do conhecimento contempladas pelo programa”, completou.

Novas oportunidades

Além das cooperações já estabelecidas, a Fundação Araucária também negocia novas oportunidades de mobilidade e pesquisa internacional com instituições da Itália, Austrália, Canadá, Paraguai, Argentina, Finlândia, Portugal, Espanha, Alemanha e Moçambique, ampliando a presença da ciência paranaense em centros internacionais de excelência. Novas inscrições serão abertas em breve.

O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, destacou que a parceria com Kyoto simboliza o compromisso do Paraná com a formação de pesquisadores preparados para atuar em ambientes globais de inovação e produção científica. Para ele, a ampliação das cooperações internacionais demonstra o protagonismo do Paraná na construção de uma ciência cada vez mais conectada globalmente.

“Estamos expandindo nossas parcerias estratégicas com instituições de diversos países porque acreditamos que o conhecimento se fortalece por meio da colaboração internacional. O Paraná hoje é referência nacional em políticas de internacionalização da ciência”, completou.

Últimas Notícias

Cascavel Futsal vence o Paraná Clube fora de casa e sobe na tabela da Chave Ouro do Paranaense
Esportes

Cascavel Futsal vence o Paraná Clube fora de casa e sobe na tabela da Chave Ouro do Paranaense

Há 37 min
Toledo registra mais três casos de violência doméstica em menos de três horas
Policial

Toledo registra mais três casos de violência doméstica em menos de três horas

Há 2h
PRF apreende quase 2,5 toneladas de maconha em caminhão na BR-277 em Guarapuava
Policial

PRF apreende quase 2,5 toneladas de maconha em caminhão na BR-277 em Guarapuava

Há 2h
Homem é morto com tiro na cabeça em Foz do Iguaçu; suspeitos fugiram de moto
Policial

Homem é morto com tiro na cabeça em Foz do Iguaçu; suspeitos fugiram de moto

Há 2h
Polícia Rodoviária apreende R$ 130 mil em eletrônicos trazidos do Paraguai na PR-585 em Toledo
Policial

Polícia Rodoviária apreende R$ 130 mil em eletrônicos trazidos do Paraguai na PR-585 em Toledo

Há 2h
Jovem é encontrada morta e nua em área de mata usada como ‘motel a céu aberto’ em Foz do Iguaçu
Policial

Jovem é encontrada morta e nua em área de mata usada como ‘motel a céu aberto’ em Foz do Iguaçu

Há 3h
Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos
Cotidiano

Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos

Há 3h
Motociclista embriagado bate em caminhonete e é preso na Rua 1º de Maio, em Toledo
Policial

Motociclista embriagado bate em caminhonete e é preso na Rua 1º de Maio, em Toledo

Há 3h
Carne de laboratório: conheça a técnica desenvolvida pela Embrapa
Variedades

Carne de laboratório: conheça a técnica desenvolvida pela Embrapa

Há 3h
PM prende dois homens por violência doméstica em diferentes bairros de Toledo
Policial

PM prende dois homens por violência doméstica em diferentes bairros de Toledo

Há 3h
Residência é arrombada e objetos são furtados no Jardim Porto Alegre
Policial

Residência é arrombada e objetos são furtados no Jardim Porto Alegre

Há 3h
Congresso boliviano aprova lei de estado de exceção
Brasil e Mundo

Congresso boliviano aprova lei de estado de exceção

Há 3h
Ver mais notícias