Paraná Mais Viagem leva 13,4 mil paranaenses para conhecer atrativos do Estado

O Paraná Mais Viagem, programa do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), levou 13.440 paranaenses para conhecer destinos turísticos do Estado ao longo de 2025. Ao todo, 226 viagens foram aprovadas, beneficiando idosos, estudantes, adolescentes atendidos pela assistência social, pessoas com deficiência e grupos em situação de vulnerabilidade de diferentes regiões do Paraná.
Neste ano, os roteiros contemplaram atrativos como Foz do Iguaçu, Curitiba, Morretes, Antonina, Matinhos, Guaratuba, Iguaraçu, Francisco Beltrão, Maringá, Santa Fé, entre outros destinos culturais, religiosos, históricos, naturais e de lazer. As viagens ocorreram de janeiro a dezembro e tiveram origem em mais de uma centena de municípios.
O secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos, afirma que o programa fortalece o turismo interno e democratiza o acesso às experiências turísticas do Paraná. “O Paraná Mais Viagem tem um impacto social enorme. Ele mostra que o turismo é para todos e que viajar transforma a vida das pessoas. Além de movimentar a economia dos destinos, abrimos portas para quem muitas vezes nunca teve a chance de conhecer o próprio Estado”, disse.
As viagens do programa tiveram participação expressiva de idosos, além de estudantes da rede pública. Os depoimentos reforçam o impacto social da iniciativa.
“Estou muito feliz com esse presente. Os alunos da Fanfarra Municipal foram contemplados com esta viagem que está marcando a vida deles. Eles nunca haviam tido essa oportunidade de viajar. Esse projeto é muito importante e muda a vida das pessoas”, afirmou o maestro João Paulo, responsável pela Fanfarra Municipal de Rondon, cuja viagem levou jovens de 7 a 19 anos a Curitiba.
“Foi uma viagem abençoada. Nós conseguimos realizar um sonho. Sempre tive vontade de ir a Paranaguá conhecer o santuário de Nossa Senhora do Rocio”, disse Rosana Oliveira, moradora de Nova Aliança do Ivaí, que viajou com o grupo do município para a cidade do Litoral.
Os dados do programa mostram elevada participação de municípios pequenos e médios, fortalecendo o turismo regional e ampliando o fluxo para atrativos do Litoral, Campos Gerais, Norte, Noroeste e Oeste do Estado. Os destinos mais procurados foram Foz do Iguaçu, Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Iguaraçu, Francisco Beltrão e Maringá.
O Paraná Mais Viagem integra o conjunto de ações da Setu voltadas à promoção turística, ao lado dos programas Paraná Mais Eventos e Paraná Mais Infra. Juntos, compõem um pacote de incentivos aprovados por lei para fortalecer o turismo, melhorar a infraestrutura e dinamizar a economia de municípios de todas as regiões.
















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela