Parlamento Jovem realiza 3ª Sessão Solene e Ordinária Simulada na Câmara de Toledo


Foto: Michelly Domiciano - Câmara de Vereadores de Toledo
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

O Parlamento Jovem 2025 realizou sua 3ª Sessão Solene e Ordinária Simulada, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na manhã de quinta-feira (25). Durante o encontro, cinco projetos elaborados pelos vereadores mirins foram apresentados. O encontro foi promovido pela Escola do Legislativo, com organização do Departamento Legislativo da Câmara de Toledo. 

Antes da votação em Plenário, as proposições serão analisadas pela Comissão Especial, também formada no encontro de hoje. Foram designados membros os parlamentares mirins: Pedro Kliemann, Jean Albring, Priscila Liz, Alexandra de Moraes e Mariana Barilli.

Confira os projetos apresentados:

Projeto de Lei de N° 01/2025: “Institui o Concurso Municipal de Arte Estudantil” (Autoria – Mariana Barilli)

Projeto de Lei de N° 02/2025: “Dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação de cursos e programas de apoio ao aprendizado da Língua Portuguesa, destinados a estudantes estrangeiros, na Rede Municipal de Ensino” (Autoria – Mariana Barilli)

Projeto de Lei de N° 03/2025: “Institui o Programa Municipal de Sustentabilidade Escolar – Escola Renovável” (Autoria – Pedro Kliemann, Estela Souza e Fernanda Neunfeld)

Projeto de Lei de N° 04/2025: “Institui o Programa de Oficinas Escolares no Município de Toledo” (Autoria – Jean Albring)

Projeto de Lei de N° 05/2025: “Institui o Programa Escola Inteligente” (Autoria – Priscila Liz Queiroz)

Sobre o Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com apoio do Núcleo Regional de Educação. O programa é destinado a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Em Toledo, três colégios integram a dinâmica: o Colégio Senador Atílio Fontana, o Colégio Cívico-Militar Luiz Augusto Morais Rego e o Colégio Cívico-Militar João Arnaldo Ritt.

No primeiro semestre, os jovens passaram por uma simulação do processo eleitoral. Com candidaturas (em partidos fictícios), os participantes da dinâmica precisaram defender suas bandeiras para a confiança dos alunos nas escolas. No dia 29 de maio, durante Sessão Preparatória e Sessão Solene de Posse, os vereadores mirins foram empossados no Plenário da Câmara. Os 19 escolhidos aprendem na prática o funcionamento de um parlamento, os passos até a votação de uma proposta e, principalmente, a importância da democracia. 

Assista ao evento

A gravação da 3ª Sessão Solene e Ordinária Simulada está disponível no canal do Youtube da Câmara de Toledo.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim