Pedro Varela assume como vereador em Toledo após falecimento de Luís Fritzen

Na tarde de segunda-feira (22), Pedro Varela (Progressistas) tomou posse como vereador na Câmara de Toledo. Durante a 32ª Sessão Ordinária, o parlamentar assinou o termo de posse e fez o juramento para assumir o mandato: “Prometo exercer na plenitude o mandato outorgado pelo povo toledano para elaborar leis, expressões da vontade popular, e para fiscalizar a administração pública municipal, cumprindo os princípios e preceitos da Constituição Federal, da Constituição Estadual e da Lei Orgânica do Município de Toledo”.
O segundo suplente do Partido Progressistas irá assumir vaga no Legislativo após o falecimento de Luís Fritzen, que exercia o mandato durante a licença do vereador titular Jozimar Polasso (Progressistas) – atual secretário municipal de Esportes e Lazer. Através do Ato de N° 17/2025 do Poder Legislativo, a convocação de Pedro Varela foi publicada no Órgão Oficial no dia 17 de setembro.
Biografia
Pedro Varela nasceu em Laranjeiras do Sul-PR, em 20 de maio de 1965. Nas eleições de 2012, foi suplente de vereador, assumindo a vaga interinamente na Câmara Municipal durante a 15ª Legislatura. Em outubro de 2016, disputou novamente as eleições municipais, obteve 1.175 votos pelo Partido Progressistas e foi eleito para o seu 1º mandato como vereador. Em 2020, se reelegeu com 909 votos pelo mesmo partido para o seu 2º mandato. Em setembro de 2025, assumiu novamente uma vaga na Câmara de Toledo como suplente, para o 3º mandato, após ter conquistado a posição de segundo suplente do Progressistas, com 822 votos em 2024.

Ordem do Dia – reajuste dos membros dos Conselhos Tutelares de Toledo
Único projeto votado na Ordem do Dia da 32ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei de Nº 152/2025 dispõe sobre o reajuste da remuneração dos membros dos Conselhos Tutelares de Toledo. A correção proposta pelo Poder Executivo, segundo o projeto, será de aproximadamente 04,76% - correspondente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) acumulado de 2024. A remuneração passará a ser de R$ 4.373,60 por mês, com efeito retroativo ao dia 01° de maio de 2025. Em primeira votação, todos os vereadores apoiaram a proposta.
O reajuste será votado em turno final na 23ª Sessão Suplementar, na terça-feira (23), às 14h00. Se a proposta for novamente aprovada, a matéria seguirá para sanção do Poder Executivo.















Procura-se: cachorrinha que atende pelo nome de Menina, desaparecida na região do Jardim Concórdia, próximo ao Santuário São Pelegrino