A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (08) a "Operação Rota Clandestina" com o objetivo de desarticular uma organização criminosa (Orcrim) atuante nas cidades de Cascavel-PR e Foz do Iguaçu-PR, especializada no descaminho de mercadorias procedentes do Paraguai.
A ação, que resultou na execução de dois mandados de busca e apreensão, um em Cascavel e outro em Foz do Iguaçu, foi autorizada pelo Juízo da 4ª Vara Federal Criminal de Cascavel-PR.
As investigações tiveram início em novembro de 2023, quando um dos integrantes da Orcrim foi detido transportando uma significativa quantidade de mercadorias descaminhadas do Paraguai, avaliada em cerca de R$ 2 milhões.
Descobriu-se que a organização criminosa recrutou um motorista de caminhão de uma empresa privada parada, por diversas vezes, sem o conhecimento do proprietário da empresa, realizar o transporte irregular das mercadorias internalizadas ilegalmente no território nacional. O motorista, aliciado pela Orcrim, ocultava as mercadorias entre as cargas lícitas no caminhão, desviava da rota convencionada com a empresa empregadora e, ainda, fazia as entregas pessoalmente aos destinatários finais.
Os envolvidos na Operação poderão responder por crimes como organização criminosa, descaminho, lavagem de dinheiro, entre outros, com penas que, somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão. As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os integrantes do grupo criminoso.
A Polícia Federal reforça seu compromisso em combater práticas criminosas que prejudicam a economia e a segurança do país, buscando a responsabilização dos envolvidos. O descaminho é uma grave infração que compromete o sistema fiscal e prejudica a concorrência leal entre os comerciantes.