Polícia Civil prende 13 em operação contra tráfico interestadual de drogas no Sudoeste do Paraná


Foto: Divulgação - PCPR
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 13 pessoas durante uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (15). A ação teve como alvo uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro, que utilizava cidades do Sudoeste do Paraná como rota para a atividade ilegal. As diligências ocorreram simultaneamente em Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Três Barras do Paraná e Chapecó, em Santa Catarina.

Outras 24 ordens judiciais de busca e apreensão foram cumpridas, além do sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias dos investigados.

As investigações começaram em junho de 2023, após a apreensão de cinco toneladas de maconha em Francisco Beltrão. A PCPR identificou que o grupo trazia drogas da fronteira, armazenava na região Sudoeste do Paraná e distribuída para outros estados, especialmente Santa Catarina.

Durante a apuração, constatou-se que a organização movimentou mais de R$ 52 milhões por meio de contas bancárias de familiares e de empresas ligadas aos setores de alimentação, entretenimento, produtos de beleza, hotelaria e transporte sediadas em Francisco Beltrão. O líder do grupo residia em um imóvel de alto padrão e utilizava laranjas para registrar seus empreendimentos.

Em fevereiro deste ano a Polícia Civil de São Paulo apreendeu mais uma carga de cinco toneladas de maconha, escondida em meio a sacos de farinha de trigo, desdinada ao estado de Goiás. No mês de março, um casal, que seria o comprador da maconha, foi preso em Goiânia pela Polícia Civil do Distrito Federal.

A delegada da PCPR Franciela Alberton ressalta a atuação para ocultar a origem ilícitas do dinheiro. “Esse casal usava contas bancárias pertencentes a duas pessoas jurídicas distintas para dissimular e movimentar os valores provenientes do tráfico de entorpecentes. A investigação apontou que uma destas contas foi usada para pagamento da droga fornecida pela organização criminosa estabelecida em Francisco Beltrão”, afirma.

No início de abril, uma terceira apreensão, com 2,8 toneladas de maconha, um fuzil e uma pistola, foi realizada pela PRF em Minas Gerais. O material estava em um caminhão pertencente a uma das empresas ligadas ao grupo.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim