Polícia Militar lança Operação Volta às Aulas com reforço na segurança dos 28 colégios estaduais de Toledo

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), lançou nesta quarta-feira (05), a Operação Volta às Aulas, onde o patrulhamento será reforçado em todo o estado do Paraná, com policiais militares da Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Atuação da PEC: O 2º Pelotão de Patrulha Escolar Comunitária (PEC), com sede na cidade de Cascavel-PR, é responsável pela atuação da PEC e Proerd nos municípios pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Cascavel, Toledo e Assis Chateaubriand-PR.

Policiais militares da PEC e Proerd de Toledo, Marechal Cândido Rondon-PR, Guaíra-PR, Santa Helena-PR, e Palotina-PR, tem atuado de forma primária e supletiva aos 31 mil alunos matriculados neste ano de 2025, nos 90 colégios estaduais que pertencem ao Núcleo de Educação de Toledo. Assim como policiais militares da PEC e Proerd das cidades de Cascavel e Assis Chateaubriand atuam nos municípios pertencentes àqueles núcleos de educação.

A PEC tem como objetivo garantir a segurança dos estudantes, professores e funcionários nas escolas, além de promover a integração entre a comunidade escolar e a Polícia Militar. Os policiais militares que atuam na PEC são treinados e capacitados para lidar com situações de violência, conflitos e outros problemas que possam ocorrer nos colégios e em seu entorno, além de realizar rondas escolares, palestras educativas, atividades de prevenção à violência e ao uso de drogas, além de outras ações que visam a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.
Proerd
O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária também é responsável pela aplicação do Proerd nos colégios. O Proerd é um programa educativo que tem como objetivo prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O programa é ministrado por policiais militares treinados e capacitados. É aplicado a alunos da educação infantil, quintos e sétimos anos do ensino fundamental. Além disso, também inclui um curso específico para pais, responsáveis e professores, na construção de conhecimentos para a intervenção nas escolas, família e na comunidade.
A Patrulha Escolar Comunitária de Toledo é um programa importante que tem contribuído para a segurança e o bem-estar da comunidade escolar. O programa tem apresentado resultados positivos na redução da violência e do uso de drogas nos colégios. Apesar dos desafios, a PEC tem se mostrado uma importante ferramenta para a promoção da segurança e do bem-estar da comunidade escolar de Toledo.
“Estamos reforçando o policiamento nas instituições de ensino nesse período de volta às aulas, mas o trabalho do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da PMPR se estenderá em todo ano letivo, em todas as cidades do estado, em toda rede de ensino do Paraná. Em Toledo serão 28 colégios estaduais que receberão esse reforço de policiamento durante todo o ano letivo e aproximadamente 85 turmas de 5º ano das escolas municipais terão durante o ano o Proerd. Nosso objetivo é orientar pais, alunos, professores e funcionários quanto às medidas de segurança pessoal e reforçar que todos, policiais e comunidade escolar, fazem parte da segurança pública nas instituições de ensino”, destacou o 2º sargento Edivan da Silva Frez, respondendo pelo comandante do pelotão do BPEC de Cascavel.
O sargento também aproveitou para mencionar o trabalho realizado durante todo o ano pela Patrulha Escolar. “Nós temos uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e estamos em todos os colégios e também nas escolas municipais com o Proerd. Sempre que o colégio nos solicita, nós atendemos, além de também realizarmos atendimentos de forma espontânea, com visitas nas escolas e palestras interativas durante todo o ano”, informou.
O sargento também orientou a comunidade escolar a sempre buscar a Polícia Militar e o Batalhão de Patrulha Escolar em situações de emergência. “O pessoal que faz parte da comunidade escolar pode ligar diretamente para o telefone da Polícia Militar via 190, que eles nos acionam. E as escolas têm o nosso telefone direto, e assim que eles nos solicitam, a gente vem direto para atender a situação”, esclareceu.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Paraná (PMPR).















Procura-se: celular Xiaomi Poco X5 preto, sem capinha, perdido entre o Jardim Parizzotto e o São Francisco; oferece-se recompensa