Na noite do último sábado, 24, uma equipe policial realizava patrulhamento na Avenida João José Muraro, no Jardim Porto Alegre, em Toledo, quando avistou sete indivíduos em atitude suspeita próximo a um veículo VW Saveiro, de cor branca. Ao perceberem a presença da equipe, os suspeitos apresentaram nervosismo e tentaram evadir-se do local, o que levou os policiais a agir de imediato.
Foi dada voz de abordagem, e uma busca pessoal foi realizada em todos os sete indivíduos. Durante a entrevista, um dos suspeitos, que se identificou como o proprietário do veículo, demonstrou nervosismo ao ser questionado sobre a existência de algum ilícito consigo ou no carro. Diante da situação, os policiais decidiram realizar uma busca no veículo.
Durante a busca no motor, os policiais encontraram um simulacro de arma de airsoft calibre. 4,5 mm próximo à bateria do carro. O indivíduo confirmou ser o proprietário do simulacro. No entanto, a arma de airsoft foi apreendida por não estar de acordo com a Portaria de Nº 002 ??? Colog de 26 de fevereiro de 2010 do Exército Brasileiro. O simulacro não possuía nota fiscal e não apresentava na extremidade do cano a cor laranja fluorescente ou vermelho "vivo", necessária para distingui-lo de uma arma de fogo.
O suspeito informou à equipe policial que estava com o simulacro como forma de proteção, alegando ameaças de um homem que se encontrava dentro de uma casa de show próxima ao local da abordagem.
Todos os indivíduos foram orientados e liberados após a apreensão do simulacro. A equipe policial confeccionou o Boletim de Ocorrência (B.O) e entregou a arma de airsoft apreendida na 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP). O caso será investigado para esclarecer as circunstâncias e as motivações por trás do porte do simulacro.