Prefeitura de Toledo promove 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos

Fonte: Assessoria
Prefeitura de Toledo promove 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos
📷 Foto: Divulgação

O auditório do Centro da Juventude (CJU) Marcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa, ficou pequeno para receber o público que acompanhou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos de Toledo. O encontro reuniu lideranças comunitárias, representantes de conselhos e entidades da sociedade civil organizada, servidores públicos, estudantes, pesquisadores, movimentos sociais e cidadãos interessados em debater temas como igualdade racial, enfrentamento à violência contra mulheres e população LGBTQIAPN+, bem como direitos da pessoa idosa, da juventude, da infância e das pessoas com deficiência.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS), o evento teve como foco a ampliação da participação social, a avaliação de políticas públicas já existentes e a construção de propostas voltadas à promoção da igualdade e ao respeito à diversidade. A abertura contou com a execução do Hino Nacional e pronunciamentos de autoridades da frente de honra, composta pelo prefeito Mario Costenaro; pelo vice-prefeito Lucio de Marchi; pelo promotor de Justiça José Roberto Moreira; pela titular da SDHS, Sheila Delava; e pelo presidente da Subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fabiano José Bordignon.

Após a leitura e aprovação do regimento interno, o público acompanhou palestra da advogada Jessica Cristina Munevek Vacari, especialista na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, conhecida por traduzir o ???juridiquês??? em uma linguagem simples e acessível. No decorrer da programação, foram apreciadas e aprovadas 143 propostas apresentadas em pré-conferências, muitas das quais seguirão para a 12ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, prevista para os dias 16 e 17 de outubro, em local ainda a ser definido.

Também houve apresentação cultural, aprovação de moções de aplauso e repúdio e, por fim, a eleição dos delegados que representarão Toledo na etapa estadual. Os debates foram organizados em seis eixos temáticos: Enfrentamento das Violações e Retrocessos; Democracia e Participação Popular; Igualdade e Justiça Social; Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos; Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional; e Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.

Sheila entende que a conferência marca um momento histórico em Toledo por abrir espaço para que toda a população, da infância à pessoa idosa, participe da construção de políticas públicas. ????? o momento de nós olharmos o que podemos avançar, a que ponto podemos chegar com políticas que garantam dignidade ao emprego, à educação, ao acesso à cultura e a equipamentos públicos???, pontua. ???Nossa expectativa é que as pessoas entendam o poder da sua participação e que essas contribuições sejam realmente colocadas em prática, gerando frutos que podem ser colhidos tanto em curto quanto em longo prazo???, acrescenta.

Pronunciamentos

Mario Costenaro relacionou a realização da conferência com as comemorações dos 203 anos da Independência do Brasil, que será celebrada neste domingo (7), reforçando a necessidade de constante evolução nas políticas públicas. ????? importante falar em seguirmos avançando nas conquistas dos direitos humanos, mesmo porque o primeiro retrocesso possível é achar que está tudo bem???, pondera. ???Sem ações, qualquer debate se torna estéril, pois temos que pensar nos direitos sob a óptica do dever de defender os direitos dos outros e buscar sempre um país e um planeta melhores???, ressalta.

O vice-prefeito enalteceu o trabalho da SDHS, destacando que os avanços obtidos pelo município se refletem em estruturas e serviços que fortalecem a cidadania. ???A equipe comandada pela Sheila trabalha para manter um legado de desenvolvimento humano materializado em estruturas como os Centros da Juventude, os Centros de Revitalização da Terceira Idade e os restaurantes populares???, cita Lucio. ???São conquistas importantes para Toledo pelas quais devemos lutar para manter e ampliar???, comenta.

Em sua fala, o presidente da OAB/Toledo destacou a relevância do encontro ao lembrar que os direitos humanos são fruto de longas lutas e não podem sofrer retrocessos. ???Independentemente da nossa raça, credo ou classe social, é importante reforçar nossa humanidade e esta deve ser tratada sob a óptica dos direitos humanos???, observa Fabiano. ???Evitar esse retrocesso depende de instituições e pessoas, com cada um se engajando cada vez mais na defesa desses direitos???, aconselha.

José Roberto ressaltou que discutir direitos humanos implica, sobretudo, enfrentar a violência em suas múltiplas formas: coletiva, grupal ou individual. ???Qualquer tipo de violência viola os direitos humanos, sendo muitas vezes utilizada como estratégia de confirmação e manutenção de poder???, observa o promotor. ???O combate à violência passa pela punição a quem comete estas violências, mas é preciso garantir que os punidos cumpram suas penas em condições dignas, de modo a saírem melhores do que entraram???, salienta.

Últimas Notícias

Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses
Cotidiano

Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses

Há 3h
Trump diz que aumentará tarifas sobre automóveis da União Europeia para 25%
Brasil e Mundo

Trump diz que aumentará tarifas sobre automóveis da União Europeia para 25%

Há 3h
Energia solar supera R$ 300 bilhões em investimentos
Cotidiano

Energia solar supera R$ 300 bilhões em investimentos

Há 3h
Jesus é o caminho que conduz ao Pai
Cotidiano

Jesus é o caminho que conduz ao Pai

Há 3h
Motoboy fica ferido após batida frontal em cruzamento na Vila Pioneiro
Policial

Motoboy fica ferido após batida frontal em cruzamento na Vila Pioneiro

Há 3h
Petrobras inicia P-79 e reforça produção de petróleo e gás no país
Variedades

Petrobras inicia P-79 e reforça produção de petróleo e gás no país

Há 3h
Atletas de Toledo premiados nos Jogos Paradesportivos do Paraná recebem homenagem no Legislativo
Esportes

Atletas de Toledo premiados nos Jogos Paradesportivos do Paraná recebem homenagem no Legislativo

Há 3h
Psicólogo réu no caso Maradona diz que astro tinha transtorno bipolar
Esportes

Psicólogo réu no caso Maradona diz que astro tinha transtorno bipolar

Há 3h
Queda de árvore atinge rede elétrica e interdita rua no Centro de Toledo
Policial

Queda de árvore atinge rede elétrica e interdita rua no Centro de Toledo

Há 4h
Cascavel cede empate nos segundos finais diante do Corinthians pela Liga Nacional
Esportes

Cascavel cede empate nos segundos finais diante do Corinthians pela Liga Nacional

Há 4h
Após denúncia, GM localiza e restitui veículo furtado no mesmo dia em Toledo
Policial

Após denúncia, GM localiza e restitui veículo furtado no mesmo dia em Toledo

Há 4h
Porta de vidro é quebrada em piscina pública e GM é acionada em Toledo
Policial

Porta de vidro é quebrada em piscina pública e GM é acionada em Toledo

Há 6h
Ver mais notícias