Prefeitura implantará lombadas e travessias elevadas em 9 vias da cidade

A Secretaria de Segurança e Trânsito dará início nesta terça-feira (6) à construção de uma ondulação transversal, conhecida como lombada, na Rua Maranhão. Essa, será a primeira de 6 ondulações transversais e 5 travessias elevadas que a Prefeitura de Toledo implantará em diferentes vias do município. A execução das obras ficará a cargo da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur)
As ondulações transversais e as travessias elevada serão implantadas conforme o cronograma definido para as obras, que totalizam um investimento de R$ 264.736,82. As travessias elevadas demandarão etapas complexas para implantação, como readequação de bocas de lobo, ajustes em galerias pluviais, recortes no asfalto e produção de pavers pela Emdur, o que acarreta na previsão de construção de uma a duas travessias elevadas por mês. Já as ondulações transversais, por serem uma execução mais rápida, deverão ser concluídas com antecedência.
Todos os locais e dispositivos foram pedidos da comunidade, repassados no ano de 2025 e que após deliberação seguiu-se o processo de elaboração de estudos técnicos, projetos executivos e dispensa de licitação. “A definição de qual dispositivo seria adotado foi definido pelo departamento de engenharia conforme as dificuldades observadas em cada localidade. As ondulações transversais, vulgo lombadas, serão implantadas em cinco locais diferentes com o intuito de redução pontual de velocidade. A implantação foi baseada em estudo técnico, incluindo a análise de acidentes nos locais, para garantir a segurança viária. Além disso, uma implantação de ondulação trata-se de uma realocação no Distrito de São Luís do Oeste. Com o crescimento do distrito e os novos loteamentos, a lombada existente já não cumpria a função de redução pontual da velocidade dos veículos que saem da estrada rural e acessam o trecho urbano do distrito”, conta a coordenadora de Engenharia e Tráfego, Raquel Carolina Wesseling.
Raquel completa: “Com relação às travessias elevadas, serão implantadas 4 novas e uma será recuperada. A travessia localizada na Av Ministro Cirne Lima, próximo ao cruzamento com a Rua Leonardo Francisco Nogueira será recuperada devido ao desgaste do dispositivo atual. As demais são implantações novas em localidades com grande fluxo de pedestres para proporcionar maior segurança na travessia e também promover a acessibilidade”, frisa a coordenadora.
Locais da implementação das ondulações transversais:
Rua Maranhão, próximo à esquina com a Rua Guaíra;
Rua Júlio de Castilho, próximo à esquina com a Rua General Daltro Filho;
Rua Emílio Dietrichkeit, próximo à esquina com a Rua Félix da Cunha;
Rua Marino Comarela - em frente ao Cmei Gabriela Kauani Hach;
Rua das Flores.
Locais da implementação das travessias elevadas:
Rua Guarani, próximo ao cruzamento com a Rua Padre José Ernani Seimetz;
Rua Dom Pedro II, Parque Ecológico Diva Paim Barth;
Rua São João, cruzamento da ciclovia e passeio do Arroio Marreco;
Rua Matelândia, Distrito de Bom Princípio, em frente à escola municipal.




















Procura-se: Família do Jardim Pancera procura por gatinho desaparecido