Prefeitura se reúne com moradores do Jardim Coopagro sobre soluções para alagamentos

A Prefeitura de Toledo realizou uma reunião com moradores do Jardim Coopagro na noite de quinta-feira (13), no Centro da Juventude (CJU) do bairro, para esclarecer as ações já realizadas e as previstas para conter os frequentes alagamentos na região. As medidas foram apresentadas pelo secretário de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, Fábio Leal, e pelo superintendente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), José Airton Cella. Também participaram o prefeito em exercício, Lucio De Marchi, e o vereador Genivaldo de Jesus.
A Prefeitura de Toledo contratou uma empresa para desenvolver um estudo com simulações da capacidade técnica das tubulações de água pluvial, especialmente no entorno das ruas Roberto Fachin, João Orestes Ruaro, Pindotiporã e Isolde Timm, que registram alagamentos recorrentes. O diagnóstico aponta quantidade insuficiente de bocas de lobo e tubulação subdimensionada, incapaz de suportar o volume de chuva.
Solução
Fábio Leal afirmou que o problema não tem solução rápida e exigirá diversas intervenções e articulação entre diferentes órgãos. Segundo ele, “desde órgãos de fiscalização, outorgas para lançamento de água, autorização e licenciamento para passagens por áreas de preservação permanente e áreas privadas, o que vai demandar negociação com cada proprietário e determinar as alternativas de engenharia”.
Sobre as obras já executadas, explicou que não foram suficientes devido à falta de informações completas à época. “Agora temos mais informações para fazer uma nova análise e saber quais alternativas são possíveis para realmente resolver essa situação e fazer com que a água escoe sem causar inundação”, afirmou.
Lucio De Marchi relembrou que em seu mandato anterior de prefeito de Toledo e mandatos de vice, providenciou resolução de problemas de alagamento em diversas localidades da cidade, como na Vila Boa Esperança, Jardim América, Panorama, São Francisco, Gisela, entre outros. “Agora temos outro problema, os bairros cresceram muito e surgiram mais loteamentos. Para resolver definitivamente, precisamos de intervenções que podem ser agressivas. Mas a minha vontade e a do prefeito Mario Costenaro é fazer o trabalho com as equipes e resolver o problema”, afirmou Lucio.
Solidariedade
Fábio acrescentou que o município manifestou solidariedade aos moradores após os prejuízos da última chuva e reforçou a preocupação em buscar uma solução. “Não dá mais para eles ficarem nessa angústia em toda chuva, sem saber se vai inundar suas casas. Então nós precisamos buscar soluções”, concluiu.





















Procura-se: cartão de crédito do Sicoob, em nome de Michelle Rosa Osório, perdido na região da Vila Pioneiro, entre a Escola Tancredo Neves, Walter Fontana e o trevo próximo ao Allmayer, no Jardim Panorama