Programa Ganhando o Mundo conclui etapa de intercâmbio agrícola de 46 alunos nos EUA

Fonte: AEN
Programa Ganhando o Mundo conclui etapa de intercâmbio agrícola de 46 alunos nos EUA
📷 Foto: AEN

Após quase um semestre letivo na University of Northern Iowa (UNI), nos Estados Unidos, 46 estudantes do programa Ganhando o Mundo Agrícola retornaram ao Brasil neste sábado (16). O grupo é formado por alunos de colégios agrícolas da rede de ensino e integra o maior programa público de intercâmbio estudantil da América Latina. Durante a estadia, os jovens participaram de aulas, visitas técnicas e práticas relacionadas ao agronegócio.

Para o secretário de Estado da Educação (Seed-PR), Roni Miranda, ver esses estudantes retornando depois de meses longe de casa, vivendo uma experiência internacional tão transformadora, é motivo de muito orgulho para todos. “O Ganhando o Mundo não leva apenas conhecimento aos nossos jovens, mas amplia sonhos, abre oportunidades e mostra que os alunos da rede pública podem chegar a qualquer lugar do mundo”, afirmou.

Os reencontros

A emoção tomou conta da área de desembarque do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, onde centenas de familiares de 42 municípios paranaenses aguardavam a chegada dos alunos. Com cartazes, abraços e lágrimas, familiares esperavam ansiosamente o reencontro com os estudantes após meses de saudade.

Uma das primeiras estudantes a desembarcar foi Flávia Ribas, de 16 anos, de Campo do Tenente. Emocionada ao reencontrar a família, ela definiu o intercâmbio como uma experiência transformadora. Segundo a estudante, viver cinco meses longe de casa trouxe mais autonomia e amadurecimento, inclusive nas tarefas do dia a dia.

Entre as vivências mais marcantes, Flávia destaca as visitas técnicas durante o período nos Estados Unidos. “Conheci empresas que são referência mundial no setor agrícola e aprendi como funcionam os processos de produção, tecnologia e logística dos maquinários e equipamentos utilizados no agronegócio”, afirmou.

Para Solange Fávaro, mãe de Flávia e uma das pessoas mais emocionadas no saguão do aeroporto, o intercâmbio representa um marco na vida da filha. Segundo ela, foi a primeira vez que as duas ficaram separadas por tanto tempo. Entre lágrimas e abraços no reencontro, Solange destacou o amadurecimento adquirido pela estudante durante o período fora do país. “Foi difícil ficar longe, mas valeu a pena. Ela realizou um sonho, amadureceu muito e voltou com uma visão diferente de futuro”, disse.

Abraçado aos pais e ainda com os olhos marejados, Luiz Henrique Voltarelli, de 16 anos, morador de Alvorada do Sul, relembrou as experiências vividas nos Estados Unidos e destacou o amadurecimento adquirido ao longo do intercâmbio. “Conheci pessoas do mundo inteiro, vivi experiências incríveis que nunca imaginei e aprendi a me virar sozinho. Voltei mais preparado, mais independente e com mais domínio do inglês”, disse.

Próximos retornos

Outros grupos de estudantes retornarão da Irlanda, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, com chegadas previstas a partir de junho. Ao todo, 700 estudantes terão voltado do período de estudos internacionais.

Unniversidade une tecnologia e agro

Localizada no estado de Iowa, nos Estados Unidos, a University of Northern Iowa reúne cerca de 9,2 mil estudantes de graduação e pós-graduação, com alunos de 53 países. Reconhecida entre as principais universidades públicas regionais americanas, a instituição oferece mais de 160 cursos em diferentes áreas do conhecimento.

Para o chefe do Núcleo de Articulação Acadêmica e Intercâmbio da Seed-PR, Marlon Mateus, a parceria com a secretaria foi firmada devido ao modelo educacional da universidade, que integra formação acadêmica, empreendedorismo e práticas ligadas ao agronegócio. “A experiência desenvolvida na instituição serve como referência para iniciativas pedagógicas da rede estadual paranaense, especialmente em colégios agrícolas, florestais, Casas Familiares Rurais e cursos técnicos ligados ao setor agropecuário”, disse.

Edição 2027

O governo do estado vai ofertar 1.000 bolsas de intercâmbio internacional para o próximo ano. Coordenada pela Seed-PR, a iniciativa levará estudantes da rede estadual para experiências acadêmicas na Austrália (100 vagas), Canadá (500), Irlanda (100), Nova Zelândia (150) e Reino Unido (150).

As inscrições foram encerradas em 23 de abril, e o resultado será divulgado a partir de 22 de maio no site da Seed-PR. Os embarques estão previstos para o ano que vem, e o calendário das viagens será divulgado ao longo do ano.

Maior programa de intercâmbio

Em sua sétima edição, o Ganhando o Mundo é apontado como o maior programa público de intercâmbio estudantil da América Latina. A iniciativa oferece a estudantes de 15 a 17 anos e meio da rede estadual a oportunidade de estudar no exterior e vivenciar experiências acadêmicas, culturais e de imersão internacional.

Desde 2022, o programa já levou mais de 4 mil estudantes da rede estadual para experiências internacionais, com investimento acumulado de R$ 403 milhões. As bolsas integrais incluem passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro saúde e auxílio financeiro durante o período de estudos no Exterior.

Últimas Notícias

Trump diz que não há acordo porque o Irã é "forte" e "orgulhoso"
Brasil e Mundo

Trump diz que não há acordo porque o Irã é "forte" e "orgulhoso"

Há 7h
Promessa de Haaland ao Real Madrid gera reação e ameaça de processo
Esportes

Promessa de Haaland ao Real Madrid gera reação e ameaça de processo

Há 7h
Bolsonaro apresenta soluços 'acima da média', mostra relatório médico
Cotidiano

Bolsonaro apresenta soluços 'acima da média', mostra relatório médico

Há 7h
Clubes de protagonismo incentivam autonomia e criatividade de alunos na rede estadual
Variedades

Clubes de protagonismo incentivam autonomia e criatividade de alunos na rede estadual

Há 7h
O olhar que transforma: a vocação de Mateus e a misericórdia de Deus
Cotidiano

O olhar que transforma: a vocação de Mateus e a misericórdia de Deus

Há 11h
Motorista perde controle ao estacionar e carro invade escritório no Centro de Toledo
Policial

Motorista perde controle ao estacionar e carro invade escritório no Centro de Toledo

Há 13h
Motorista embriagado perde controle e bate em mureta de rotatória na Avenida Maripá
Policial

Motorista embriagado perde controle e bate em mureta de rotatória na Avenida Maripá

Há 16h
Carro capota na Ponte do Rio São Francisco, entre Toledo e Ouro Verde do Oeste
Policial

Carro capota na Ponte do Rio São Francisco, entre Toledo e Ouro Verde do Oeste

Há 16h
Campeonato de Futebol Suíço do Panorama entra na última rodada da primeira fase com cinco vagas ainda em disputa
Esportes

Campeonato de Futebol Suíço do Panorama entra na última rodada da primeira fase com cinco vagas ainda em disputa

Ontem
Kombi com trabalhadores tomba na BR-163 e deixa três feridos entre Toledo e Cascavel
Policial

Kombi com trabalhadores tomba na BR-163 e deixa três feridos entre Toledo e Cascavel

Ontem
Corpus Christi mobiliza milhares de fiéis em paróquias e comunidades de Toledo
Variedades

Corpus Christi mobiliza milhares de fiéis em paróquias e comunidades de Toledo

Ontem
Reunião técnica marca início da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná em Terra Roxa
Esportes

Reunião técnica marca início da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná em Terra Roxa

Ontem
Ver mais notícias