Após quase um semestre letivo na University of Northern Iowa (UNI), nos Estados Unidos, 46 estudantes do programa Ganhando o Mundo Agrícola retornaram ao Brasil neste sábado (16). O grupo é formado por alunos de colégios agrícolas da rede de ensino e integra o maior programa público de intercâmbio estudantil da América Latina. Durante a estadia, os jovens participaram de aulas, visitas técnicas e práticas relacionadas ao agronegócio.
Para o secretário de Estado da Educação (Seed-PR), Roni Miranda, ver esses estudantes retornando depois de meses longe de casa, vivendo uma experiência internacional tão transformadora, é motivo de muito orgulho para todos. “O Ganhando o Mundo não leva apenas conhecimento aos nossos jovens, mas amplia sonhos, abre oportunidades e mostra que os alunos da rede pública podem chegar a qualquer lugar do mundo”, afirmou.
Os reencontros
A emoção tomou conta da área de desembarque do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, onde centenas de familiares de 42 municípios paranaenses aguardavam a chegada dos alunos. Com cartazes, abraços e lágrimas, familiares esperavam ansiosamente o reencontro com os estudantes após meses de saudade.
Ely SolarHub: economia em energia sem instalar placas solares
Reduza sua conta de energia com geração compartilhada. Sem obras ou investimento...
Já imaginou seus móveis planejados em 3D?
Tenha seu projeto personalizado com orçamento sem compromisso e visualização com...
Top Jeans: moda inverno a partir de R$ 29,99
Aproveite jeans do 34 ao 54 a partir de R$ 69,99. Parcelamento em até 3x sem jur...
RJK MOBI: Scooter Foston X12 Max 1000W por R$8.660 à vista
Velocidade até 32 km/h, autonomia de 45 km e 1 ano de garantia.
Mais
Uma das primeiras estudantes a desembarcar foi Flávia Ribas, de 16 anos, de Campo do Tenente. Emocionada ao reencontrar a família, ela definiu o intercâmbio como uma experiência transformadora. Segundo a estudante, viver cinco meses longe de casa trouxe mais autonomia e amadurecimento, inclusive nas tarefas do dia a dia.
Entre as vivências mais marcantes, Flávia destaca as visitas técnicas durante o período nos Estados Unidos. “Conheci empresas que são referência mundial no setor agrícola e aprendi como funcionam os processos de produção, tecnologia e logística dos maquinários e equipamentos utilizados no agronegócio”, afirmou.
Coimbra PetShop: preços especiais para proteger seu pet
Ofertas imperdíveis em ectoparasitas, shampoos, suplementos e mais. Pr...
Coimbra PetShop
Prati-Donaduzzi oferece vagas para diferentes perfis
Cresça em um ambiente inovador e estável. Confira e inscreva-se nas op...
Prati-Donaduzzi
Casa Maringá Importados: Liquida Fim de Mês com descontos
Só 30 de maio: ofertas imperdíveis em celulares, perfumes e mais. Apro...
Casa Maringá Importados
Graduação em Biomedicina, Pedagogia, Agronomia e Podologia
Apenas uma aula presencial por semana na Unopar Anhanguera de Toledo
Unopar Anhanguera
São Jorge Locadora de Máquinas
Empilhadeiras elétricas à pronta entrega e suporte garantido para otim...
São Jorge Locadora de Máquinas
Prefeitura de Toledo lança campanha Maio Amarelo
Dirija com atenção e responsabilidade. Toda escolha no trânsito faz di...
Prefeitura de ToledoPara Solange Fávaro, mãe de Flávia e uma das pessoas mais emocionadas no saguão do aeroporto, o intercâmbio representa um marco na vida da filha. Segundo ela, foi a primeira vez que as duas ficaram separadas por tanto tempo. Entre lágrimas e abraços no reencontro, Solange destacou o amadurecimento adquirido pela estudante durante o período fora do país. “Foi difícil ficar longe, mas valeu a pena. Ela realizou um sonho, amadureceu muito e voltou com uma visão diferente de futuro”, disse.
Abraçado aos pais e ainda com os olhos marejados, Luiz Henrique Voltarelli, de 16 anos, morador de Alvorada do Sul, relembrou as experiências vividas nos Estados Unidos e destacou o amadurecimento adquirido ao longo do intercâmbio. “Conheci pessoas do mundo inteiro, vivi experiências incríveis que nunca imaginei e aprendi a me virar sozinho. Voltei mais preparado, mais independente e com mais domínio do inglês”, disse.
Próximos retornos
Outros grupos de estudantes retornarão da Irlanda, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, com chegadas previstas a partir de junho. Ao todo, 700 estudantes terão voltado do período de estudos internacionais.
Unniversidade une tecnologia e agro
Localizada no estado de Iowa, nos Estados Unidos, a University of Northern Iowa reúne cerca de 9,2 mil estudantes de graduação e pós-graduação, com alunos de 53 países. Reconhecida entre as principais universidades públicas regionais americanas, a instituição oferece mais de 160 cursos em diferentes áreas do conhecimento.
Para o chefe do Núcleo de Articulação Acadêmica e Intercâmbio da Seed-PR, Marlon Mateus, a parceria com a secretaria foi firmada devido ao modelo educacional da universidade, que integra formação acadêmica, empreendedorismo e práticas ligadas ao agronegócio. “A experiência desenvolvida na instituição serve como referência para iniciativas pedagógicas da rede estadual paranaense, especialmente em colégios agrícolas, florestais, Casas Familiares Rurais e cursos técnicos ligados ao setor agropecuário”, disse.
Edição 2027
O governo do estado vai ofertar 1.000 bolsas de intercâmbio internacional para o próximo ano. Coordenada pela Seed-PR, a iniciativa levará estudantes da rede estadual para experiências acadêmicas na Austrália (100 vagas), Canadá (500), Irlanda (100), Nova Zelândia (150) e Reino Unido (150).
As inscrições foram encerradas em 23 de abril, e o resultado será divulgado a partir de 22 de maio no site da Seed-PR. Os embarques estão previstos para o ano que vem, e o calendário das viagens será divulgado ao longo do ano.
Maior programa de intercâmbio
Em sua sétima edição, o Ganhando o Mundo é apontado como o maior programa público de intercâmbio estudantil da América Latina. A iniciativa oferece a estudantes de 15 a 17 anos e meio da rede estadual a oportunidade de estudar no exterior e vivenciar experiências acadêmicas, culturais e de imersão internacional.
Desde 2022, o programa já levou mais de 4 mil estudantes da rede estadual para experiências internacionais, com investimento acumulado de R$ 403 milhões. As bolsas integrais incluem passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro saúde e auxílio financeiro durante o período de estudos no Exterior.