Uma qualificação intensiva voltada à avaliação psicossocial para a gestão da saúde mental será realizada no dia 20 de fevereiro de 2026, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), em Toledo. O evento ocorre das 14h00 às 20h00 e é promovido pela Saúde e Produtividade, com foco na atualização da Norma Regulamentadora de Nº 01 (NR-01) e alinhamento à Lei Federal de Nº 14.831/2024.
De acordo com a organização, o objetivo da qualificação é analisar instrumentos, procedimentos e textos técnicos voltados à identificação e ao controle dos fatores psicossociais relacionados ao trabalho, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a gestão da saúde mental em ambientes organizacionais. A proposta envolve tanto a compreensão conceitual quanto a aplicação prática de métodos de avaliação psicossocial.
A programação aborda diferentes eixos, como a construção psicossocial das organizações de trabalho, a análise de ambientes organizacionais saudáveis e não saudáveis, a relação entre estresse, cultura organizacional e riscos psicossociais, além de práticas voltadas à promoção da saúde, do bem-estar e da produtividade. Também estão previstos procedimentos de prática gerencial reflexiva e a apresentação de checklists baseados em publicações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O curso será conduzido pelo professor doutor J. C. Zanelli, psicólogo com doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorados pela Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e pelo Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto). Com mais de três décadas de atuação acadêmica e profissional, Zanelli tem experiência nas áreas de gestão estratégica, estresse organizacional e riscos psicossociais, além de atuação como consultor e conferencista no Brasil e no exterior.
Voltado a empresários, gestores e profissionais interessados na avaliação e no controle de fatores psicossociais no trabalho, o evento prevê a entrega de materiais técnicos aos participantes, incluindo recursos de avaliação em formato digital e um exemplar físico do livro Prática Reflexiva das Ações Gerenciais. Para se inscrever e obter mais informações, CLIQUE AQUI.
