Relembre as principais promessas de campanha do novo prefeito Mario Costenaro

Com a vitória nas últimas eleições, Mário Costenaro (Republicanos) assumiu a Prefeitura de Toledo com o compromisso de cumprir uma série de promessas de campanha detalhadas em seu Plano de Governo “Renova Toledo” (2025-2028) e em entrevistas concedidas durante o período eleitoral. Com propostas que abrangem áreas como urbanismo, segurança, saúde e educação, o novo prefeito busca apresentar soluções para os principais desafios do município, sempre enfatizando a necessidade de inovação, inclusão e desenvolvimento sustentável. A seguir, apresentamos uma análise organizada por tema para que a população possa acompanhar e exercer a cidadania de forma ativa e vigilante.
Urbanismo, Mobilidade e Trânsito
Mario Costenaro apresentou propostas voltadas para a melhoria da mobilidade urbana e reestruturação do espaço público em Toledo, baseado nas ideias de mobilidade verde. Entre as ações previstas estão a construção e manutenção de calçadas, o uso de recursos provenientes de multas para renovação de passeios públicos, e a integração de ciclovias antigas juntamente a novas ciclovias que serão criadas. Há planos para melhorar a sincronização dos semáforos, as rotas do transporte público e a acessibilidade a bairros, como o Jardim Panorama e Jardim São Francisco. Também foi destacada a intenção de melhorar o acesso às indústrias instaladas na rodovia PR-317 e o desenvolvimento do anel viário. O planejamento também contempla a revitalização de espaços como a Praça Willy Barth e a Rua 1° de Maio, além de projetos para novos pontos de ônibus climatizados e mais confortáveis.
Em entrevista recente ao Toledo News, Mario Costenaro, destacou o olhar para um planejamento estratégico, pensando em dar maior fluidez ao trânsito no município. “Toledo cresce rápido e a reestruturação física da cidade necessita de uma ação mais imediata. Nós precisamos rever realmente em termos de projeto, pensando em um trânsito mais fluido. Nós pensamos na questão da abertura de algumas ruas, de romper alguns gargalos. Tivemos algumas visitas técnicas e identificamos algumas ações com a visão de vários técnicos. A gente pretende ao longo do tempo melhorar muito a circulação entre os bairros. Vamos pensar em projetos de acessibilidade, como calçamento e ciclovias. Nesses quatro anos temos a intenção de pensar de maneira mais global e planejada o trânsito de nossa cidade”, ressaltou Costenaro.
Segurança Pública e Moradores de Rua
A segurança pública foi um dos focos no plano de Costenaro, pensando em políticas para que a população utilize o espaço público sem medo, com destaque para o monitoramento integrado entre as polícias e a Guarda Municipal (GM), o aumento do efetivo da guarda e o uso de drones no patrulhamento. O programa Toledo É Mais Seguro prevê a ampliação de câmeras pela cidade e sua integração com sistemas privados. Também estão planejados um Centro de Formação Técnica para a Guarda Municipal, implementar a Casa do Acolhimento à Mulher vítima de violência doméstica e ações sociais para abordar a situação de moradores de rua, garantindo segurança e acolhimento.
Agricultura
Para Costenaro, Toledo, que é referência nacional em produção agrícola, deve consolidar a sua posição com ações voltadas para a proteína animal e o turismo rural. Costenaro propõe criar a Secretaria de Agricultura e Proteína Animal, melhorar a mobilidade para o escoamento de produtos, e viabilizar a aquisição de maquinário agrícola em parcerias com a Itaipu Binacional e governos no âmbito Estadual e Federal. Também está previsto um plano de financiamento de estufas e irrigação para melhorar a produção de verduras no verão, ampliação da Patrulha Rural, o fortalecimento de cadeias produtivas e a busca por soluções para a gestão de dejetos de suínos e bovinos. A meta de Costenaro é diminuir o afastamento entre o Poder Público Municipal e os produtores nos distritos, para tal vai recriar a já citada Secretaria e promover melhorias em infraestrutura e acessibilidade.
Como atualmente a agricultura faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a criação da nova Secretaria de Agricultura e Proteína Animal dependerá de aprovação na Câmara de Vereadores. Em entrevista recente ao Toledo News, Costenaro falou sobre a reestruturação administrativa, que também pretende criar a Secretaria da Mulher, atualmente vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Secretaria de Comunicação, que no momento é um Departamento ligado ao Gabinete.
“Nós colocamos já no Plano de Governo a criação das Secretarias de Comunicação, Mulher e Agricultura e Proteína Animal e por isso entendemos que com a chancela da população de Toledo para que a gente conduza a cidade, o Plano de Governo foi aceito, as propostas foram validadas e nós estamos cumprindo com aquilo que prometemos”, disse o prefeito.
Em específico sobre o setor de agricultura, Costenaro, destacou que o potencial do município precisa ser melhor explorado, o que para ele evidencia a necessidade da criação da nova Secretaria. “A gente já tinha essa ideia de que um município com esse potencial no agronegócio e agropecuária necessitava de um olhar mais específico. Quando a gente parte para a construção do Plano de Governo e para a discussão com o setor produtivo, isso surge naturalmente também da parte deles. A gente acredita que seja realmente legítimo que um município que tenha um Valor de Produção Agropecuária (VBP) como o nosso mereça esse olhar e por isso vamos agir para criar algumas políticas visando a aceleração do desenvolvimento dessa área”, argumentou o novo gestor.
Saúde Pública
Segundo Costenaro a saúde pública será tratada de forma integrada, considerando os impactos de infraestrutura, segurança e mobilidade urbana. As intenções colocadas no Plano de Governo incluem mutirões para reduzir filas, elaboração de plano de enfrentamento de epidemias e pandemias, desburocratização dos atendimentos, ampliação dos atendimentos de saúde mental e da pediatria nos bairros, além de um sistema mais inteligente de agendamentos. Também estão prometidas parcerias para ampliar leitos hospitalares, melhorias no Hospital Regional de Toledo (HRT) e na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus, capacitação de profissionais específicos para lidar com crianças e adolescentes com TEA - transtorno do espectro autista, além de parcerias com universidades da região.
Habitação e Moradias Populares
As ações de habitação buscam a integração das áreas de moradia social com a infraestrutura urbana já existente. As propostas incluem a captação de projetos habitacionais, regularização de imóveis e programas de aproveitamento de materiais de descarte para formar um banco de materiais. O objetivo é evitar o isolamento de moradores em áreas periféricas.
Esporte
O novo governo afirma que o esporte será incentivado como ferramenta de inclusão social. Estão previstas revitalizações de espaços esportivos, incentivo ao turismo esportivo e apoio a modalidades como ciclismo e esportes automotores. Escolinhas esportivas no interior e programas de inclusão para pessoas com deficiência também fazem parte do plano.
Educação
Com foco em uma educação humanizada e inovadora, o Plano de Governo promete ampliar vagas integrais, construir novos espaços educacionais e intensificar a formação continuada de professores. Outras ações incluem a modernização do ensino, expansão do ensino de robótica, criação de uma feira integrada das escolas e ações voltadas à saúde mental de docentes e alunos.




















Procura-se: Família do Jardim Pancera procura por gatinho desaparecido