Saiba mais detalhes sobre os nódulos malignos no fígado


Foto: Toledo News

O câncer de fígado pode ser de duas formas diferentes, seja ela primária iniciando no próprio fígado ou secundária (metastática), que se inicia em outras partes do corpo, neste artigo vamos abordar a forma primária. 

O tipo de câncer mais comum originado no fígado é o carcinoma hepatocelular, que abrange cerca de 80,00% dos tumores malignos do fígado. Ele tem como precursor outras doenças hepáticas que são fatores de risco para o seu desenvolvimento como vírus da hepatite B e C, alcoolismo, cirrose, esteatose hepática não alcoólica (gordura no fígado) e consumo de alfatoxinas (produtos do metabolismo secundário do fungo Aspergillus).

Os sintomas que cursam com esta doença são a dor abdominal, massa abdominal, abdome distendido, perda de apetite, perda de peso inexplicada, mal-estar, icterícia (amarelão na pele e nos olhos) e ascite (acúmulo de líquido no abdome).

O diagnóstico é feito com exame físico, exames de imagem como a ultrassonografia, a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM) do abdômen, exames de laboratório e até mesmo em alguns casos específicos, com biópsias.

O tratamento do carcinoma hepatocelular varia muito de acordo com o tamanho, localização no fígado e quantidade de lesões encontradas, podendo ser indicado tratamento cirúrgico seja por via convencional (aberta) ou por laparoscopia, transplante de fígado, quimioterapia e radioterapia.

Pacientes que são portadores de doenças hepáticas recomenda-se que façam acompanhamento frequente com médico especializado e realizem exames de imagem com frequência.

Doutor Leandro Faé

CRM-PR 36.049

Clínica Endogastro Toledo 

Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte-MG

Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – Juiz de Fora-MG

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dr. Leandro Faé

Dr. Leandro Faé
CRM – PR 36.049

CLÍNICA ENDOGASTRO TOLEDO
Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – BH/MG
Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – JF/MG
Instagram: @drleandrofae

Converse com Dr. Leandro Faé no WhatsApp
(45) 9.9821-2181
Últimas notícias