Sala do Empreendedor alerta sobre mensagens falsas a MEIs

A Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco), recebeu, no início de 2026, relatos de microempreendedores individuais (MEI) de Toledo sobre mensagens consideradas falsas em relação a pendências de pagamento e desativação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A Sala do Empreendedor orienta a não clicar em links suspeitos ou fazer pagamentos a partir de mensagens duvidosas.
O coordenador da Sala do Empreendedor de Toledo, Moacir Lopes, adverte que o governo federal não envia mensagens de cobrança. Segundo ele, a medida tomada em alguns casos é o desenquadramento da empresa. “Os bancos que recebem pagamento relacionados aos MEI são apenas o Banco do Brasil e o Itaú. Os boletos são sempre para a Receita Federal ou o Ministério da Fazenda. Qualquer coisa diferente disto, é necessário checar por meio de fontes oficiais”, alerta.
Moacir acrescenta: “nesta semana, diversos empreendedores já nos contactaram relatando terem recebido mensagens de cobrança, e alguns acabaram clicando no link, pagaram e posteriormente não tiveram dinheiro para quitar a dívida com o governo”, comenta. Ele explica que os dados de CNPJ são públicos, o que, segundo ele, “facilita o acesso e montagem dessas mensagens, direcionando-as para as vítimas”.
O diretor de Indústria e Comércio da Deseco, Rodrigo Souza, reforça: “em caso de dúvidas, contate a Sala do Empreendedor. Nós estamos aqui à disposição para orientar o microempreendedor e, na dúvida, jamais clique em nenhum link”.
O número do telefone da Sala do Empreendedor é (45) 3196-2040, ou atendimento presencial no primeiro piso do Paço Municipal, Rua Raimundo Leonardi, 1586. Outros serviços podem ser acessados pelo link disponivel no Portal do Município.




















Encontrado: cachorrinha encontrada em Toledo