Sala do Empreendedor alerta sobre mensagens falsas a MEIs


Foto: Divulgação
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco), recebeu, no início de 2026, relatos de microempreendedores individuais (MEI) de Toledo sobre mensagens consideradas falsas em relação a pendências de pagamento e desativação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A Sala do Empreendedor orienta a não clicar em links suspeitos ou fazer pagamentos a partir de mensagens duvidosas.

O coordenador da Sala do Empreendedor de Toledo, Moacir Lopes, adverte que o governo federal não envia mensagens de cobrança. Segundo ele, a medida tomada em alguns casos é o desenquadramento da empresa. “Os bancos que recebem pagamento relacionados aos MEI são apenas o Banco do Brasil e o Itaú. Os boletos são sempre para a Receita Federal ou o Ministério da Fazenda. Qualquer coisa diferente disto, é necessário checar por meio de fontes oficiais”, alerta.

Moacir acrescenta: “nesta semana, diversos empreendedores já nos contactaram relatando terem recebido mensagens de cobrança, e alguns acabaram clicando no link, pagaram e posteriormente não tiveram dinheiro para quitar a dívida com o governo”, comenta. Ele explica que os dados de CNPJ são públicos, o que, segundo ele, “facilita o acesso e montagem dessas mensagens, direcionando-as para as vítimas”.

O diretor de Indústria e Comércio da Deseco, Rodrigo Souza, reforça: “em caso de dúvidas, contate a Sala do Empreendedor. Nós estamos aqui à disposição para orientar o microempreendedor e, na dúvida, jamais clique em nenhum link”.

O número do telefone da Sala do Empreendedor é (45) 3196-2040, ou atendimento presencial no primeiro piso do Paço Municipal, Rua Raimundo Leonardi, 1586. Outros serviços podem ser acessados pelo link disponivel no Portal do Município.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim