Secretaria da Educação premia escolas e alunos vencedores da 1ª Seconecte


Foto: Divulgação
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) entregou, na tarde desta terça-feira (9), no Paço Municipal Alcides Donin, os prêmios às escolas e alunos vencedores da 1ª Semana Educacional de Conectividade e Tecnologias (Seconecte). O evento, que reuniu estudantes do 5º ano de 36 escolas da rede municipal, ocorreu entre 17 e 19 de novembro na Usina do Conhecimento de Toledo.

A competição envolveu três modalidades: Futebol Bluetooth, Sumô Bluetooth e Compute It. Em cada turno de competição (manhã e tarde) uma dupla diferente se classificou em primeiro lugar, totalizando seis campeãs por modalidade. As escolas receberam troféus, enquanto alunos e professores orientadores foram homenageados com placas de agradecimento.

Campeões

No Futebol Bluetooth, os participantes utilizaram tablets para controlar carrinhos e encaçapar bolinhas no campo adversário. Os títulos ficaram com as escolas André Zenere, Egon Werner Bercht, Miguel Dewes, São Dimas, Waldyr Becker e Walter Fontana.

Já no Sumô Bluetooth, em que o objetivo era empurrar o robô do oponente para fora da arena, venceram as escolas André Zenere, Miguel Dewes, Osvaldo Cruz, Princesa Isabel, Shirley Lorandi e Walter Fontana.

A terceira modalidade, Compute It, consistiu na realização de tarefas de lógica de programação disponíveis na plataforma que dá nome ao desafio. Nessa disputa, destacaram-se as escolas Anita Garibaldi, Borges de Medeiros, Norma Beloto, São Luiz, Walter Fontana e Washington Luiz. A atividade integra os eixos de pensamento computacional previstos na proposta curricular da rede municipal.

A cerimônia de premiação começou no Auditório Acary Oliveira, mas precisou ser transferida para a área externa do Paço Municipal após uma queda de energia no Centro Cívico, ocorrida logo no início da entrega dos troféus. O imprevisto não tirou o ânimo dos campeões, que vieram acompanhados dos seus e professores, e também dos diretores das escolas onde estudam. “Estamos muito orgulhosos com o resultado dos nossos estudantes, que realmente se engajam nas aulas de robótica”, comentou Giovana Viana Fidel, diretora da Walter Fontana, única escola a conseguir o título nas três modalidades do Seconecte.

Presenças

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito de Toledo, Mario Costenaro; pelo chefe do Gabinete do Prefeito, Reinaldo Sales; e pela secretária da Educação, Janice Salvador. “A 1ª Seconecte é resultado de um processo construído ao longo de anos, envolvendo professores que iniciaram a robótica e a computação na rede municipal, bem como equipes que planejaram cada etapa da experiência vivenciada pelos alunos na Usina do Conhecimento. A tecnologia exige intencionalidade pedagógica e o compromisso de inovar com consistência”, pontuou a titular da Smed. “A tecnologia está em constante evolução e a política educacional voltada à conectividade não pode ficar para trás. Por isso, a partir do ano que vem, vamos em busca de novos materiais, novas alternativas e novos desafios para vocês”, complementou.

A secretária também enfatizou as aprendizagens proporcionadas pelas provas da Seconecte, observando que desafios aparentemente simples, como controlar um robô por tablet, demandam múltiplas habilidades e contribuem para o desenvolvimento do pensamento computacional. Ao agradecer estudantes, famílias, professores e diretores pela participação, Janice reforçou o compromisso da gestão de ampliar os projetos de informática e robótica nos próximos anos. “Nós atuaremos no sentido de inovar cada vez mais, possibilitando às nossas crianças um desenvolvimento e uma aprendizagem consistentes”, salientou Janice. “Depois do sucesso da primeira edição, queremos ter a segunda, a terceira, a quarta, a quinta, muitas outras, que se superem em qualidade, desafio e participação”, acrescentou.

O prefeito relacionou o espírito da Seconecte ao papel da tecnologia na solução de problemas cotidianos da cidade, citando como exemplo os desafios ligados ao descarte correto de resíduos e à necessidade de conscientização ambiental. Ao defender que inovação é instrumento para melhorar serviços públicos e comportamentos sociais, ele observou que “a tecnologia nos ajuda a resolver problemas; quem sabe a poderemos construir um jeito de fazer as pessoas terem mais consciência por meio de algum jogo ou outra forma educativa”, declarou Costenaro, ao abordar o aprendizado gerado pelas provas, reforçando a ideia de que os desafios enfrentados pelos alunos reproduzem situações reais. “Tudo que se estuda aqui é um meio para resolver problemas de forma mais rápida, gastando menos recursos e sendo mais eficiente”, reforçou.

Em sua fala, o chefe do Executivo Municipal também destacou a evolução do trabalho iniciado em 2017, ressaltando o envolvimento de professores e equipes técnicas e a participação do então prefeito e hoje vice-prefeito, Lucio De Marchi, na consolidação das políticas educacionais voltadas à inovação. Ao reconhecer o empenho dos estudantes e o ritmo acelerado das transformações tecnológicas, ele registrou que “o mundo mudou muito rápido com as inovações, a robótica e a internet, e precisamos estar preparados para dar novas respostas a esses desafios”, avaliou. Em seguida, elogiou o novo formato da competição e celebrou o desempenho das duplas campeãs ao dizer que “vocês são as feras da vez, e hoje eu estou dando os parabéns a cada um”, concluiu.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim