Secretaria da Mulher alerta sobre violência e saúde mental para agentes de endemias

O Centro Municipal de Controle de Endemias Rosemeri Giaretta Ribeiro recebeu nesta sexta-feira (5) uma palestra da Secretaria da Mulher sobre saúde mental e violência doméstica. O encontro foi realizado com objetivo de promover um debate sobre os temas e preparar as Agentes de Combate às Endemias (ACE) para as diferentes situações do dia a dia. O tema é alusivo ao Setembro Amarelo, de combate ao suicídio.
A palestra abordou os tipos de violência, Lei Maria da Penha, canais de denúncia, e formas de identificar possíveis situações de violência durante as visitas das ACE nas residências em Toledo.
Para a secretária da Mulher, Eliane Bombardelli, essa ação ajudará não somente os agentes, mas também a toda a população de Toledo, pois a cada visita os servidores podem passar as informações adiante. “Estamos promovendo esse debate sobre a saúde mental, tema de suma importância para o cuidado dessas pessoas que estão realizando visitas todos os dias e estão sujeitos a diversas situações que podem encontrar nas residências. Esse encontro pode ajudar no atendimento, no acolhimento e no amparo da população, caso se depararem com alguma situação de violência doméstica ou de problemas quanto à saúde mental”, comentou.
Eliane conclui. “convidamos a psicoterapeuta Roseli Wagner, que aborda essa questão emocional, a parte do ser humano e de identificar as causas que trazem algum aborrecimento. Portanto é muito importante esse evento, visto que os servidores podem lidar com as situações colocadas em pauta”, frisou a secretária.
O diretor de Vigilância em Saúde, Junior Palma, também explicou a razão da palestra. “A maioria do nosso setor de combate a endemias são mulheres, então é extremamente significativo trabalharmos a identificação dos tipos de violência contra a mulher e reforçar esse cuidado com a saúde mental”, concluiu.















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela