A Secretaria Municipal da Mulher (SMM) levou a adolescentes de Toledo e região uma série de palestras sobre prevenção ao assédio e à violência contra as mulheres, tendo como ponto de partida as festividades de Carnaval e a campanha “Não é Não”. A iniciativa alcançou estudantes do ensino médio e do ensino fundamental em duas instituições de ensino e também jovens que visitaram o Show Rural Coopavel, em Cascavel, com orientações sobre identificação de situações de risco, respeito ao consentimento e formas de denúncia tanto no ambiente presencial quanto no virtual.
As atividades começaram na manhã de quarta-feira (11), com a turma do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte, no Jardim Coopagro. No mesmo dia, à tarde, o conteúdo foi apresentado novamente em Cascavel para adolescentes que visitavam o Show Rural Coopavel.
Por que escolher a Audio Car para seu som automotivo?
Soluções completas em som e acessórios para mais conforto e tecnologia...
Audio Car
Maestro Thermas Park Hotel: descanso e lazer com tarifas especiais
Estrutura completa, diversão em família e tarifas acessíveis perto de ...
Maestro Thermas Park Hotel
Shopping 1,99: Semana de descontos exclusivos para artesãos
Ofertas especiais até 07/03 e descontos diferenciados para membros do ...
Shopping 1,99
BaterTol Baterias: 10% de desconto exclusivo Toledo News
Bateria Moura 60Ah de R$550 por R$495 e entrega grátis em Toledo.
BaterTol Baterias
Bompel Indústria de Calçados abre 49 vagas em Toledo
Trabalhe na maior exportadora de calçados de segurança do Brasil. Bene...
Bompel Indústria de Calçados
Participe da Pré-Assembleia Sicoob e Concorra a Prêmios
Só dia 5/3: assista online, confira resultados e participe do sorteio ...
SicoobDe volta a Toledo, a equipe da SMM ministrou, na sexta-feira (13), a palestra para estudantes do 9º ano do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino, do Colégio Estadual Jardim Europa. “Carnaval é tempo de alegria, mas também é tempo de consciência. Importunação sexual é crime. Respeito é obrigação. Seguimos trabalhando com informação, prevenção e diálogo para construir uma cultura de respeito desde a juventude”, destaca a secretária da Mulher, Eliane Bombardelli.
A ação enfatizou que o enfrentamento à violência passa pelo reconhecimento de comportamentos abusivos e pela responsabilidade coletiva na construção de ambientes seguros. Durante os encontros, foram discutidas situações comuns em festas e eventos, especialmente no período carnavalesco, reforçando que qualquer abordagem sem consentimento (física, verbal ou psicológica) configura violência. “A violência começa quando os homens não veem a mulher que está ali do lado dele como um ser humano, porque, ao enxergarmos o outro como um semelhante, não importa que seja mulher ou homem, é como se estivéssemos olhando no espelho, e é nisso que precisamos trabalhar”, ressalta a integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Marilene Galdino Camillo, que estava presente à palestra de abertura.
A campanha “Não é Não” tem como eixo a conscientização sobre o respeito ao consentimento em espaços de grande circulação de pessoas, como shows, exposições e celebrações populares. Ao dialogar com adolescentes em fase de formação social, a estratégia busca ampliar o alcance da informação e estimular atitudes preventivas, além de incentivar a denúncia de casos de assédio e outras formas de violência.