Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025 PodCâmara #3: Roberto de Souza fala sobre poder do mandato e defende a bandeira da saúde mental

O terceiro episódio do PodCâmara está disponível. Na terceira entrevista do programa, o vereador Roberto de Souza (PT), atual primeiro secretário da Mesa Diretora, contou a sua trajetória até o mandato na 18ª Legislatura. O entrevistado explicou a importância das emendas parlamentares e da articulação com deputados e ministros para o desenvolvimento de Toledo. Entre outros temas abordados, a conversa abordou, em especial, a saúde mental. O bate-papo está disponível no Youtube e no Spotify da Câmara de Toledo.
Voltada à transparência e ao diálogo, com espaço para que o parlamentar convidado apresente sua trajetória, a entrevista apresenta as principais bandeiras e os projetos que marcam a atuação no Legislativo. Na primeira temporada, todos os vereadores serão entrevistados.
Confira trechos da participação de Roberto de Souza no Podcâmara:
O poder do mandato
Se você souber a potência que tem um mandato, você pode fazer a transformação positiva na vida das pessoas. Então, o mandato te dá poder para chegar nos lugares, abrir espaços e abrir portas. (...) A importância desse poder é ter nítido quais causas você defende. As causas que eu defendo sempre foram transformadoras nas vidas de muitas pessoas.
A organização da Câmara de Toledo
Eu percebi o quanto a Câmara de Vereadores de Toledo é, sem sombra de dúvidas, a mais organizada. Em todos os fatores. Desde o painel de votação, a organização do nosso prédio, o nosso Plenário, a nossa equipe de comunicação, o modo que a gente interage de forma profissional (...) a Câmara de Vereadores de Toledo, no Oeste do Estado do Paraná, é exemplo para todos os vereadores do estado e para muitas Câmaras do Brasil. Quem quiser saber como organizar Câmara de Vereadores, venha visitar a Câmara de Toledo que é realmente uma faculdade. Falo com propriedade. Conheço muitas Câmaras do Paraná.
Saúde mental
Essa é uma das pautas, junto com [a pauta] PcD, que toca o meu coração bastante. Primeiro, porque a gente vê, cada vez mais, aumentar o número de pessoas com depressão, com ansiedade e com transtornos mentais. A gente precisa ampliar muito esse serviço. O que tem hoje não dá, é insuficiente. Infelizmente, as filas dos CAPS, de crianças que aguardam no CAPSi, o CAPS AD, o CAPS II, ainda são muito grandes. (...) tem urgência, você não pode esperar. Um dos serviços que os gestores mais precisarão investir nos próximos anos é a saúde mental (...) eu gostaria muito de, até o final do meu mandato de vereador, ver uma política pública de saúde mental, de verdade, eficaz e que atenda a quem precisar.
O QUE MAIS TE ORGULHA EM TOLEDO
A forma como as pessoas ajudam a construir. Nós temos uma cidade muito organizada. Muitas pessoas já construíram até aqui: deixaram o seu legado, a sua história, no seu tempo, do seu jeito e da sua forma. As pessoas se preocupam com a cidade, nos cobram muito. Isso é muito importante. São pessoas comprometidas com a cidade.
Assista na íntegra:
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=FdDU-CVQYkI&list=PLxE3peMLYwthsk0na5-aN00k9c_537oUC
Spotify: https://open.spotify.com/episode/2RvYCfDPp33MEr7UxE2qlT
Na próxima sexta-feira, às 10h00, o episódio número 4 irá apresentar o mandato do vereador Jairo Cerbarro (Democracia Cristã), atual segundo vice-presidente da Mesa Diretora.
















Encontrado: cachorrinho encontrado no Santa Clara 4