Sindicato Rural de Toledo participa das comemorações dos 30 anos do Programa Agrinho


Foto: Divulgação - Sindicato Rural Patronal de Toledo
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

O Sindicato Rural de Toledo marcou presença nas comemorações dos 30 anos do Programa Agrinho, realizadas pelo Sistema Faep/Senar-PR em Curitiba. O evento reuniu representantes sindicais, professores e alunos de todas as regiões do Estado, celebrando três décadas de uma das mais importantes iniciativas de educação e cidadania do meio rural brasileiro.

O Programa Agrinho é desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. Desde sua criação, já envolveu milhões de estudantes e professores em atividades voltadas à cidadania, ao meio ambiente, à saúde, à ética e, especialmente, à valorização do campo e de quem nele trabalha.

Representando o Sindicato Rural de Toledo, Edivania Silva, mobilizadora do Senar-PR, integrou a caravana regional que levou à capital paranaense alunos e professores premiados no concurso estadual do programa. A comitiva contou ainda com a participação do presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, e do presidente do Sindicato Rural de Nova Santa Rosa, Enir Arndt.

“Foi um evento de muita comemoração. O Agrinho está completando 30 anos em 2025, e o Sistema Faep/Senar preparou dois dias festivos em Curitiba”, conta Edivania. A programação começou no 19 (domingo), com almoço, seguido de um concerto especial na Ópera de Arame.

Na segunda-feira (20/10), todos se uniram na grande cerimônia de premiação dos alunos e educadores. O presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Eduardo Meneguette, acolheu todos os participantes do evento, em especial o governador do Paraná, Ratinho Junior, deputados e secretários de governo, dentre eles, da Educação, Roni Miranda.

De Toledo, oito estudantes foram premiados, sendo a maioria na categoria Redação. Cada um recebeu smartphones como prêmio. “O Agrinho é voltado a estudantes e professores de todo o Paraná. É um dos maiores programas de iniciativa educacional do Senar e vem ganhando destaque em todo o Brasil”, comenta Edivania.

Ela pontua que o programa estimula o aprendizado sobre temas ligados ao campo e à sustentabilidade, aproximando a realidade rural da sala de aula. “O Agrinho incentiva o conhecimento sobre a agricultura e traz reflexões sobre os desafios enfrentados pelos produtores. Os alunos expressam isso em desenhos, redações e projetos pedagógicos, desenvolvendo um olhar crítico e criativo sobre o setor rural”, explica.

Agrinho 2026

Com o sucesso da edição comemorativa, as expectativas para 2026 já estão em alta. “Queremos ampliar a divulgação do programa em Toledo e região, alcançando mais escolas e professores do Ensino Fundamental 1 e 2. Nosso objetivo é motivar mais educadores e alunos a participar, levando adiante essa proposta de valorização do campo e da educação”, afirma.

Edivania reforça o convite para que as escolas abracem a causa. “É uma oportunidade de levar mais conhecimento e inspiração para os alunos, despertando neles o orgulho e o interesse pela agricultura paranaense”, salienta.

Estudantes que participaram da premiação em Curitiba

Redação Paraná 7º ano do Ensino Fundamental II

2º lugar: Adrieli Caroline Loebens

Professora: Denise Beatriz Langer

Escola Estadual do Campo Nova Concórdia

Redação Paraná 8º ano do Ensino Fundamental II

2º lugar: Brenda Carolina Engel

Professora: Josiane Cristina Neri Pasieka

Escola Estadual do Campo Dez de Maio

Redação Paraná 1ª série do Ensino Médio 

2º lugar Letícia Romanoski

Professora: Fabricia Delbosco Gallian

Colégio Agrícola Estadual de Toledo

Redação Paraná 3ª/4ª série do Ensino Médio 

2º lugar: Rafaela Bosio Wurmeister

Professora: Maria Lourdes De Moura

Colégio Estadual Jardim Gisele

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim