Sócrates: empresa familiar chilena cresce mais de 100% no Biopark em quatro meses


Foto: Divulgação - Biopark

“Estar no Biopark é uma ótima oportunidade porque a todo momento chegam novas empresas e elas vêm com uma marca que precisa de uma agência de marketing para criar logo, site e o que mais for preciso para posicioná-las no mercado”, com esse pensamento, Shemnom López Serrano, que é CEO da empresa chilena Sócrates, mostra o foco da empresa nas oportunidades oferecidas pelo Ecossistema. 

Há mais de 30 anos, a Sócrates atua no Chile, no segmento de tecnologia e oferece serviços de inovação, projetos, desenvolvimento, inteligência artificial e marketing. Foi por meio de uma indicação do Ministério de relações Exteriores – ProChile, que uma nova história começou a ser escrita na trajetória da família que veio para o Brasil para expandir e encontrar novas oportunidades. “Estávamos com quase tudo pronto para começarmos uma empresa em Curitiba e quando recebemos o e-mail do ProChile para conhecermos o Biopark, realizamos uma pesquisa de mercado e descobrimos que teríamos um futuro próspero se abríssemos uma empresa residente internacional no Parque Tecnológico e foi o que fizemos”, ressalta Serrano. A supervisora de negócios do Biopark, Brenda Noamann, que fez parte das negociações para a vinda da Sócrates, explica que o Programa do Ecossistema foi apresentado para a empresa logo após o primeiro contato Biopark – ProChile. “O Biopark foi indicado pelo Ministério de relações exteriores do Chile como um local de confiança que poderia ser feita a internacionalização deles aqui no Brasil; por conta da infraestrutura, mentorias e todo suporte que o Parque Tecnológico oferece. Em uma reunião, explicamos quais os requisitos, contrapartidas e benefícios. Em uma primeira visita, eles comentaram que tinham muitas dores com assuntos relacionados a documentos tributários, CNPJ e moradia por conta da burocracia do nosso país. Nesse sentido, auxiliamos desde a documentação para a instalação da empresa até a vinda da família Sócrates para Toledo”, comenta. 

Após quatro meses, a Sócrates cresceu 110% no Biopark. A empresa tem ainda clientes no Chile, Colômbia, Estados Unidos e na Suíça, com mais de dois mil projetos entregues. Além das cinco pessoas da família que trabalham atualmente, há previsão de contratação ainda para este ano, de mais dois designers e um programador. “Hoje, a Sócrates é uma empresa que eu acredito que cresceu e se consolidou muito rápido. Eles conseguiram engajamento com outras empresas e utilizam muito as ferramentas que o Biopark oferece como o coworking, os grupos de WhatsApp para encaminhar promoções, por exemplo, e sabem aproveitar o suporte dos multiplicadores; a Sócrates é um caso de êxito e sucesso da referência do ProChile para nós”, conclui Noamann. 

Serrano explica que entre os benefícios estão a ponte para novos contatos, o auxílio na tramitação de documentos e mentorias por meio dos diagnósticos que atendem as demandas da empresa. “Hoje, o Biopark é o lugar para você investir, tanto seu tempo como a sua empresa e os seus serviços; para poder crescer em uma maneira exponencial em poucos anos. Acredito que em pouco tempo, o Parque Tecnológico explodirá, crescerá muito e as pessoas que trabalham aqui crescerão da mesma forma. As ideias que o Biopark tem com respeito ao crescimento são certas e o tópico de ajudar outras empresas para que elas possam crescer dentro de um lugar estabelecido, não é algo que se encontra em todos os lugares. Ter a oportunidade de encontrar tantas empresas que sejam grandes ou pequenas nos faz crescer como empresa e família Sócrates”, finaliza Serrano. 

A vinda para o Brasil

Shemnom López Serrano, foi o primeiro a chegar no Brasil. Após ficar dois anos, como missionário da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, decidiu voltar pela cultura, receptividade e acolhimento encontrados aqui. A situação política e econômica do Chile são fatores que também influenciaram para a decisão. Na sequência, chegaram as duas irmãs gêmeas, Sharon e Shanny; além de Curitiba, os irmãos passaram por Florianópolis antes da chegada da família chilena no Biopark. Mais tarde, o pai, Sócrates Lópes Baquedano, CEO da empresa e a esposa Sandra, vieram para o Brasil no dia 19 de dezembro. “Tenho a filosofia de pensar que primeiro me atiro na piscina e depois vejo se tem água e para minha realização, no Parque Tecnológico encontrei tranquilidade, segurança e qualidade de vida para minha família. Gosto de desafios e isso é real no Biopark porque todos os dias tem algo novo, novas tecnologias e claro, novos clientes”, conclui Baquedano. 

Para o fundador da empresa, o Biopark significa o progresso porque tem foco no desenvolvimento Regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios. “Desde que fundamos a Sócrates, foi com o propósito de ser um legado para nossos filhos para que eles pudessem trabalhar juntos e permanecer unidos. A proposta do Biopark nos permitirá conquistar ainda o sonho tão esperado da internacionalização da nossa empresa muito mais rápido do que sozinhos. Além disso, Toledo é uma cidade que tem uma segurança e tranquilidade que ultimamente não estávamos vivendo no Chile”, finaliza Baquedano.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias