Toledo foi palco, nesta sexta-feira (29), de uma visita técnica que reuniu gestores municipais de educação ambiental (GMEA) de 24 cidades do Oeste do Paraná. A atividade integrou o calendário do Convênio Linha Ecológica, mantido pela Itaipu Binacional e pelo Conselho dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu, e teve organização local das secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
O roteiro mesclou cultura, educação e natureza. A abertura ocorreu no Sítio Refúgio na Mata, em Bom Princípio do Oeste, onde os participantes acompanharam o espetáculo ???Acordeon de Concerto???, com Germano Roque Stein, e a apresentação do cantor toledano Fabiano Weiber. No mesmo espaço, foi servido um café da manhã com itens adquiridos de pequenos agricultores da região ou produzidos no próprio refúgio.
Na sequência, os GMEA percorreram uma minitrilha no refúgio, a qual proporcionou uma experiência educativa, sensorial e física que favorece o bem-estar e o fortalecimento de vínculo com o meio ambiente. Em seguida, dirigiram-se para a Usina do Conhecimento, onde conheceram a estrutura mantida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pela Prefeitura de Toledo.
Ali também houve um bate-papo sobre a Lei nº 2223/2016, que instituiu a Política e o Sistema Municipal de Educação Ambiental de Toledo, além da apresentação de programas desenvolvidos pela Secretaria da Educação, como ???Conhecendo Toledo???, ???Conhecendo o Oeste???, ???Pequenos Exploradores: uma aventura no zoológico??? e o Programa Municipal de Educação Ambiental. A coordenação do espaço também trouxe um panorama das apresentações ali oferecidas.
Serallê Calçados: até 70% OFF em grifes por 1 semana
Liquidação exclusiva: calçados e bolsas das marcas mais desejadas. Só esta seman...
Participe da Pré-Assembleia Sicoob e Concorra a Prêmios
Só dia 5/3: assista online, confira resultados e participe do sorteio de carros ...
Sicredi: 45 anos impulsionando seu progresso financeiro
Aproveite atendimento próximo e soluções financeiras simples. Garanta já sua evo...
Odonto San: Implante dentário em até 15x no boleto
Garanta seu sorriso definitivo com procedimento moderno e seguro. Agende já!
Mais
Ainda no Parque Ecológico Diva Paim Barth, o percurso incluiu ainda visita ao Aquário Municipal Doutor Romolo Martinelli e trilha interpretativa no Horto Florestal. Depois, o grupo passou rapidamente pelo Aterro Sanitário Municipal, onde pôde observar o funcionamento da Unidade de Valorização de Recicláveis e o trabalho realizado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo (Acatol).
O almoço ocorreu na pousada Rancho Fundo, em Concórdia do Oeste, com cardápio baseado em ingredientes da agricultura local, ocasião em que o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, fez uma rápida fala dirigida ao grupo de gestores de educação ambiental. ????? importante compreender essa integração entre setor produtivo e meio ambiente, e entender que todos nós fazemos parte do mesmo ecossistema???, comenta. ???Devemos, desde já, trabalhar com a perspectiva de construir um futuro que assegure sustento e qualidade de vida para todas as pessoas???, salienta.
Lotérica Panorama: aposte online com confiança e tradição
Faça sua aposta rápida e segura nos maiores bolões da região. Loja on-...
Lotérica Panorama
Imobiliária Kost lança 3º Feirão Meu Apê com facilidades
Condições especiais e pré-cadastro liberado por tempo limitado. Aprove...
Imobiliária Kost
Unimed Costa Oeste: segurança com hospitais próprios na região
Atendimento rápido e suporte completo com dois hospitais modernos no O...
Unimed Costa Oeste
São Jorge Locadora de Máquinas: Alugue caminhões guindaste e Munck
Frota própria e equipamentos para grandes operações. Solicite seu orça...
São Jorge Locadora de Máquinas
Star Proteção Veicular: cobertura completa a partir de R$ 97,50
Cobertura completa para colisão, roubo e assistência 24h em todo o Bra...
Star Proteção Veicular
Bompel Indústria de Calçados está com vagas abertas em Toledo
Inscreva-se já no site e faça parte da maior exportadora do setor.
Bompel Indústria de Calçados?? tarde, os participantes foram até a Linha Flórida, onde conheceram a cachoeira Salto Duas Irmãs, acessada pelo Sítio Della Pasqua. O encerramento foi marcado por um café rural com bolos, pães, queijos, geleias e sucos naturais produzidos na propriedade, alguns deles disponibilizados para compra.
O Convênio Linha Ecológica já havia promovido outras duas visitas técnicas semelhantes em municípios da região: no segundo semestre de 2024, em Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste; e, no primeiro semestre deste ano, em Medianeira. A terceira edição desta visita técnica contou com a presença do prefeito Mario Costenaro e dos secretários municipais da Educação (Janice Salvador), do Meio Ambiente (Luciana Fogaça) e da Cultura (Gabriel Furlan).
Janice destaca que a visita técnica tem como propósito reforçar o trabalho já desenvolvido pelo município na área ambiental. ???O encontro vem na direção de consolidar aquilo que nós já fazemos, do fortalecimento da política pública voltada à educação ambiental???, pontua a secretária da Educação. ???Um dos objetivos desta atividade é justamente conhecer práticas e apresentar projetos e programas que são emblemáticos na preservação do meio ambiente e na educação ambiental???, acrescenta.
Por sua vez, Luciana ressalta que o encontro buscou valorizar o trabalho conjunto desenvolvido no município e compartilhá-lo com gestores de outras cidades. ???A ideia é mostrarmos todo o trabalho que vem sendo feito pelas secretarias da Educação e do Meio Ambiente, principalmente no que diz respeito a pontos focais importantes relacionados à preservação, conservação e educação ambiental???, comenta. ???Temos também o objetivo de trazer essas ideias para que outros municípios também possam aplicar e potencializar a educação ambiental em seus territórios???, observa.
O gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider, avalia que a visita técnica a Toledo representou uma oportunidade de integração, permitindo que os municípios presentes conheçam e compartilhem práticas de educação ambiental. ???Além do eixo educativo, a programação procurou também evidenciar, por meio de vivências de experiências, a relevância cultural e o turismo rural associado à agricultura familiar???, pontua. ???Um exemplo claro disso são as visitas às propriedades em que nos foram servidas refeições com produtos feitos na região ou no próprio espaço, com alto valor agregado e afetivo???, completa.