Toledo registra 1.180 casos de dengue em 2025, com maior incidência na área central


Foto: Divulgação - EBC
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

Com 1.180 casos confirmados de dengue em 2025, os registros em Toledo se concentraram principalmente no Centro e em bairros da região do Jardim Panorama, conforme dados da Vigilância em Saúde do município.

O Centro lidera o levantamento, com 144 registros, seguido pelo Jardim Panorama I (97) e Vila Paulista (37). Na sequência aparecem Vila Industrial (36), Jardim São Francisco (28), Vila Boa Esperança I (27) e Jardim Europa I (27). Também figuram entre os bairros com maior número de registros Jardim Santa Clara IV (22), Vila Pioneiro (16), Vila Operária (15) e Porto Alegre I (14).

Com números menores, mas ainda presentes no levantamento de 2025, estão Jardim Panorama II (13), Jardim Concórdia (11), Vila Operária (11), Jardim Panorama III (11), Jardim Fachini (08) e Jardim Maracanã I (08).

Leitura da Vigilância em Saúde

Para o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Junior Palma, a distribuição dos registros reforça a necessidade de atenção contínua, especialmente em áreas mais urbanizadas.

Segundo ele, o início do ano exige cuidados redobrados da população em razão das condições climáticas típicas do período.

“Com o calor intenso e as chuvas intercaladas, especialmente neste período de festas, é fundamental que a população redobre os cuidados com as residências, lembrando que a prevenção começa dentro de casa”.

Prevenção começa dentro de casa

A Vigilância em Saúde destaca que medidas simples seguem sendo decisivas no combate ao mosquito Aedes Aegypti, como a vedação adequada de ralos internos e externos, a cobertura correta de piscinas quando não estiverem em uso e a eliminação de recipientes que possam acumular água, como baldes, garrafas, pneus e lonas.

“É essencial não deixar lixo espalhado pelo quintal e realizar uma vistoria completa após os períodos de chuva para eliminar qualquer ponto de acúmulo de água”, reforça Palma.

A orientação é que os moradores reservem ao menos dois dias por semana para vistoriar quintais e ambientes internos, verificando ralos, recipientes e possíveis focos do mosquito.

Atenção para o início de 2026

Com a finalização dos dados do último quadrimestre, prevista para o início de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que o cenário climático atual exige atenção permanente. A colaboração da população segue sendo apontada como fator determinante para reduzir a circulação do mosquito e evitar novos casos.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim