Toledo registra 29 mortes por SRAG em 2025; maioria das vítimas não havia tomado vacina


Foto: Divulgação
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Secretaria de Saúde de Toledo confirmou 29 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde o início de 2025. Apenas no mês de junho, foram seis óbitos registrados no município. A maioria das vítimas era composta por homens com mais de 60 anos de idade que não estavam vacinados contra a gripe, segundo informou o diretor de Vigilância em Saúde, Joel José Palma Junior.

 Além dos casos entre idosos, um óbito recente chamou a atenção da equipe técnica: o de uma criança com menos de 12 anos. O caso reforça a gravidade da doença e a importância da prevenção, especialmente durante o inverno, quando os vírus respiratórios circulam com mais intensidade.

Para reforçar a assistência, o município mantém uma Unidade Sentinela na UBS da Vila Paulista, com atendimento das 07h00 às 19h00 para casos leves e moderados. Fora deste horário, a orientação é para a população procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM), no Mini-hospital Doutor Jorge Milton Nunes, na Vila Pioneiro.

A vacinação contra a gripe está disponível para toda a população acima dos seis meses de idade. No entanto, a cobertura entre os grupos prioritários segue abaixo do ideal. Até agora, foram aplicadas 45.660 doses, sendo:

 

  • 0 a 5 anos: 47,68% de cobertura (5.429 doses aplicadas)
  • Gestantes: 61,42% (941 doses)
  • Idosos: 54,59% (13.221 doses)

A meta de cobertura do público-alvo prioritário é de 90,00%.

Segundo o diretor, uma nova avaliação do cenário epidemiológico será feita nas próximas semanas para definir possíveis medidas adicionais de enfrentamento.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim