Toledo registra maio mais quente da série histórica com média de 20,6°C


Foto: Gilmar Angelo - Toledo News
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

Apesar do frio registrado na última semana de maio, Toledo encerrou o mês com a temperatura média mais alta desde o início das medições locais, em 1998. Com média de 20,60°C, o município foi um dos três do Paraná a alcançar o maio mais quente da série histórica, ao lado de Quedas do Iguaçu (19,60°C) e São Miguel do Iguaçu (20,90°C).

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno foi provocado pelo fluxo de ventos do quadrante norte, que transportaram ar quente e úmido para a faixa Oeste do Paraná. O efeito foi perceptível especialmente nas manhãs, que apresentaram temperaturas mínimas mais elevadas. Ainda que as tardes não tenham sido particularmente quentes, a elevação nas mínimas puxou a média geral para cima.

No que diz respeito às chuvas, Toledo seguiu a tendência predominante no estado e registrou volume abaixo da média histórica para o mês. A maior parte do Paraná enfrentou um maio seco, com exceção de poucas cidades como Foz do Iguaçu e Pinhão, onde os índices pluviométricos ultrapassaram a média mensal. Segundo o Simepar, as frentes frias que passaram pelo estado foram rápidas e trouxeram chuvas pontuais, sem persistência suficiente para elevar os acumulados mensais.

A previsão para o restante de junho indica o retorno das chuvas às regiões que enfrentaram seca em maio. Mesmo com a chegada de massas de ar frio, as temperaturas devem permanecer próximas à média histórica, sem registros de frio intenso duradouro.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim