Toledo registra média de 12 sinistros de trânsito por dia

Fonte: Assessoria
Toledo registra média de 12 sinistros de trânsito por dia
📷 Foto: Divulgação

O movimento Maio Amarelo chama a atenção para uma realidade que exige atenção permanente em Toledo. Dados preliminares da Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Sinistros e Segurança no Trânsito (COTRANS) apontam que o município registrou, em 2025, 4.504 sinistros de trânsito, com 1.603 pessoas lesionadas, considerando ocorrências em vias urbanas, rurais e rodovias.

Os números revelam uma média de 375 acidentes por mês, o equivalente a 12,33 sinistros por dia, além de aproximadamente 4,4 pessoas feridas diariamente. Os indicadores demonstram a necessidade de intensificar ações educativas, preventivas e de fiscalização no trânsito do município.

Atenção motociclistas

Um dos dados que mais chama a atenção é a vulnerabilidade dos motociclistas. Embora os automóveis representem a maior parte dos registros de acidentes — com 2.587 ocorrências — apenas 12,68% dos motoristas ficaram feridos. Já entre motociclistas, motonetas e ciclomotores, o cenário é significativamente mais preocupante: dos 1.331 registros envolvendo motos, 74,68% resultaram em pessoas feridas.

Além do alto índice de lesões, os motociclistas também lideram as estatísticas de mortes no trânsito em Toledo. Das 39 vítimas fatais registradas em 2025, 18 eram motociclistas, seguidos por ocupantes de automóveis (16 mortes). Também foram registrados óbitos envolvendo biciclistas (3), pedestres (1) e veículos autopropelidos (1).

Outro dado relevante diz respeito ao perfil das vítimas fatais. Os homens representam a ampla maioria dos casos, com 30 mortes, contra 9 mulheres. A faixa etária com maior incidência de óbitos está entre 35 e 44 anos, período considerado economicamente ativo da população.

Avanços importantes

Apesar do cenário que ainda inspira atenção, os dados também mostram avanços importantes. O município alcançou 27 dias consecutivos sem mortes no trânsito entre fevereiro e março, o maior período registrado em 2025, resultado atribuído ao fortalecimento das ações integradas de prevenção e segurança viária.

A gestão do prefeito Mario Costenaro, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, vem ampliando medidas voltadas à redução dos acidentes e preservação da vida, incluindo reforço na sinalização, ações educativas, campanhas de conscientização, fiscalização e trabalho integrado entre forças de segurança e órgãos parceiros.

Durante o Maio Amarelo, a Prefeitura de Toledo reforça o alerta de que a responsabilidade no trânsito é coletiva. Respeitar a sinalização, reduzir a velocidade, evitar o uso do celular ao volante e nunca dirigir sob efeito de álcool continuam sendo atitudes fundamentais para preservar vidas.

“No trânsito, desacelere, seu bem maior é a vida” segue como a principal mensagem da campanha, lembrando que cada atitude segura pode evitar acidentes e salvar famílias da dor da perda.

Últimas Notícias

Cascavel Futsal vence o Paraná Clube fora de casa e sobe na tabela da Chave Ouro do Paranaense
Esportes

Cascavel Futsal vence o Paraná Clube fora de casa e sobe na tabela da Chave Ouro do Paranaense

Há 1h
Toledo registra mais três casos de violência doméstica em menos de três horas
Policial

Toledo registra mais três casos de violência doméstica em menos de três horas

Há 2h
PRF apreende quase 2,5 toneladas de maconha em caminhão na BR-277 em Guarapuava
Policial

PRF apreende quase 2,5 toneladas de maconha em caminhão na BR-277 em Guarapuava

Há 3h
Homem é morto com tiro na cabeça em Foz do Iguaçu; suspeitos fugiram de moto
Policial

Homem é morto com tiro na cabeça em Foz do Iguaçu; suspeitos fugiram de moto

Há 3h
Polícia Rodoviária apreende R$ 130 mil em eletrônicos trazidos do Paraguai na PR-585 em Toledo
Policial

Polícia Rodoviária apreende R$ 130 mil em eletrônicos trazidos do Paraguai na PR-585 em Toledo

Há 3h
Jovem é encontrada morta e nua em área de mata usada como ‘motel a céu aberto’ em Foz do Iguaçu
Policial

Jovem é encontrada morta e nua em área de mata usada como ‘motel a céu aberto’ em Foz do Iguaçu

Há 3h
Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos
Cotidiano

Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos

Há 3h
Motociclista embriagado bate em caminhonete e é preso na Rua 1º de Maio, em Toledo
Policial

Motociclista embriagado bate em caminhonete e é preso na Rua 1º de Maio, em Toledo

Há 3h
Carne de laboratório: conheça a técnica desenvolvida pela Embrapa
Variedades

Carne de laboratório: conheça a técnica desenvolvida pela Embrapa

Há 3h
PM prende dois homens por violência doméstica em diferentes bairros de Toledo
Policial

PM prende dois homens por violência doméstica em diferentes bairros de Toledo

Há 3h
Residência é arrombada e objetos são furtados no Jardim Porto Alegre
Policial

Residência é arrombada e objetos são furtados no Jardim Porto Alegre

Há 4h
Congresso boliviano aprova lei de estado de exceção
Brasil e Mundo

Congresso boliviano aprova lei de estado de exceção

Há 4h
Ver mais notícias