Tutor de animal é preso após se negar a dar assistência a cão ferido em Toledo

Na tarde de sexta-feira (16), por volta das 16h30, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do município de Toledo, responsável pelo setor de Proteção aos Animais, solicitou o apoio das autoridades para acompanhar um caso de maus-tratos em uma residência localizada na Rua Epitácio, no Centro da cidade. O veterinário responsável já havia autuado o morador em visitas anteriores, por permitir que animais circulassem em vias públicas.
Na última terça-feira, 13, foi dado um prazo de dois dias para que o tutor providenciasse assistência veterinária para um dos cãos que estava na residência, que apresentava sinais de possível atropelamento, incluindo dificuldade de locomoção e necessidade de se arrastar pelos membros inferiores.
Nesta ocasião, uma equipe da Guarda Municipal (GM), em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, retornou ao local para realizar o recolhimento do animal, devido à falta de assistência veterinária adequada. O tutor, no entanto, não atendeu à notificação, sendo hostil com as equipes, afirmando que não gastaria "nem um centavo" no tratamento do cão e ameaçando processar a Prefeitura por perseguição. Durante toda a abordagem, ele se mostrou agitado e gritou com os profissionais, o que levou à necessidade de solicitar apoio de outra viatura.
Após explicações sobre a situação, foi dada voz de prisão em flagrante ao tutor por maus-tratos a animais, conforme a Lei Municipal de Nº 2.320/2020. O homem foi conduzido sem algemas no interior da viatura.
O animal ferido foi recolhido e encaminhado para o atendimento médico através de uma Clínica Veterinária credenciada pelo Município.




















Procura-se: Família do Jardim Pancera procura por gatinho desaparecido