Umidade relativa do ar chega a 20% em Toledo e Inmet emite alertas para todo o Oeste do Paraná
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (04) alertas amarelos de perigo em potencial para baixa umidade do ar e tempestades na região Oeste do Paraná, incluindo Toledo, onde a umidade relativa do ar chegou a 20,00% nesta quarta-feira. A emissão dos alertas se deve à combinação de seca histórica, calor intenso e bloqueios atmosféricos que afetam todo o país.
Na terça-feira, 03, 244 cidades brasileiras registraram umidade relativa do ar equivalente ou inferior à do deserto do Saara, que varia entre 14,00% e 20,00%. Em todo o Paraná, com exceção das regiões de Foz do Iguaçu, Sul e Litoral, o Inmet emitiu alerta amarelo para baixa umidade do ar. Já o alerta amarelo para tempestades abrange as regiões Oeste, Sudoeste, Centro e Sul do estado.
Diante da baixa umidade, o Inmet recomenda à população que beba bastante líquido, evite desgaste físico nos horários de menor umidade e exposição ao sol nos horários mais quentes. Em caso de tempestades, a orientação é para não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Em caso de dúvidas, em ambas situações, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Encontrado: Cartão de crédito em nome de Alice Camargo