Unimed alerta sobre golpes envolvendo pedidos de dinheiro para procedimentos médicos

A Unimed Costa Oeste, por meio de seus Hospitais Gerais de Toledo e Marechal Cândido Rondon-PR, emitiu uma nota oficial alertando sobre golpes relacionados ao período das festas de fim de ano. De acordo com a organização, golpistas têm se aproveitado da época festiva para realizar práticas fraudulentas, solicitando dinheiro, transferências bancárias, pagamentos via PIX e outros valores, com a promessa de cobrir custos de cirurgias, procedimentos médicos, próteses e outras despesas hospitalares.
A Unimed reforçou que não realiza esse tipo de solicitação e orienta a população a não realizar pagamentos sem a devida verificação diretamente com a instituição. A nota também destacou a importância de manter a cautela, especialmente em um momento em que os hospitais estão sobrecarregados devido ao aumento de atendimentos típicos das festas de fim de ano.
Confira a nota completa:
NOTA
Unimed Costa Oeste
Alerta de Golpes
Os Hospitais Gerais da Unimed Costa Oeste, Toledo e Marechal Cândido Rondon-PR vêm alertar que nesse período do ano (datas festivas), tornam-se frequente práticas fraudulentas sobre pedidos de dinheiro, pix, e transferências bancárias para atender supostas cirurgias, procedimentos, próteses, e outras situações que golpistas usam para práticas de estelionato.
Recentemente, tomamos conhecimento sobre duas situações que merecem a atenção de todos:
01. Solicitação de dinheiro para cirurgia: uma pessoa está circulando pelas ruas de Marechal Cândido Rondon, pedindo dinheiro para o suposto procedimento/cirurgia de um familiar. Informamos que essa situação não é verdadeira e se trata de um golpe, pois a Unimed não exige qualquer valor como condicionante para procedimentos de emergência.
02. Falsário profissional de saúde: também há relatos de um golpista, que se passa por um profissional de saúde, e por meio de aplicativo WhatsApp, busca levantar valores de consultas/procedimentos cirúrgicos inexistentes, sendo inclusive o DDD de outros estados. Reforçamos que os(as) Médicos(as) da Unimed não exigem qualquer valor via WhatsApp.
Orientações à População:
• Desconfie de pedidos de dinheiro: não forneça dinheiro ou informações pessoais a pessoas que se aproximem com histórias de emergência ou necessidade de saúde na família em quaisquer de nossos hospitais.
• Verifique a identidade: caso alguém se apresente como profissional de saúde ou familiar de um paciente, solicite a identificação e verifique com a administração do hospital antes de qualquer transação.
• Denuncie: se testemunhar atividades suspeitas, entre em contato com a Polícia Civil (PC) e forneça informações complementares ao Boletim de Ocorrência (B.O) já registrado pela Unimed (B.O 2024/1598503), e/ou com a administração do hospital para que as devidas providências sejam tomadas.
Agradecemos a compreensão de todos e pedimos que, juntos, possamos manter a segurança e a integridade de nossa comunidade.
Atenciosamente,
Unimed Costa Oeste




















Procura-se: cartão da Pluxee em nome de Marta Regina Barbosa Davide, perdido nas proximidades do Lago Municipal de Toledo